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10 Passos dos Alimentos

10 Passos Para Uma Alimentação Saudável

1) Fa√ßa pelo menos 3 refei√ß√Ķes (caf√© da manha, almo√ßo e jantar) e 2 lanches saud√°veis por dia. N√£o pule as refei√ß√Ķes;

2) Inclua diariamente 6 por√ß√Ķes do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, p√£es e massas), tub√©rculos como as batatas e ra√≠zes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refei√ß√Ķes. D√™ prefer√™ncia aos gr√£os integrais e aos alimentos na forma mais natural.

3) Como diariamente pelo menos 3 por√ß√Ķes de legumes e verduras como parte das refei√ß√Ķes e 3por√ß√Ķes ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4) Coma feij√£o com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro √© uma combina√ß√£o completa de prote√≠nas e bom pra sa√ļde.

5) Consuma diariamente 3 por√ß√Ķes de leite e derivados e 1 por√ß√£o de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da prepara√ß√£o torna esses alimentos mais saud√°veis.

6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menor quantidade de gordura trans.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (s√≥dio) como hamb√ļrguer, charque, salsicha, ling√ľi√ßa, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9) Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de √°gua por dia. de prefer√™ncia ao consumo de √°gua nos intervalos das refei√ß√Ķes.

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Criado: 04-10-2010 - Alterado/Corrigido em: 06-10-2010

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