Morelli NutriçãoMorelli Nutrição

Artigos

McDonald's vai exibir calorias em letreiros a partir de 2013

A rede de fast food americana McDonald’s anunciou que, a partir de 2013, vai mostrar as calorias de seus lanches nos painéis acima dos caixas, que hoje já exibem fotos e preços dos produtos. A medida vale para toda a América Latina e segue uma tendência iniciada nos EUA, em estados como Califórnia e Nova York.
s informações mais claras sobre o valor energético dos sanduíches – que há alguns anos já consta na embalagem, no papel que cobre a bandeja, em folhetos e no site – devem ser implantadas entre março e junho do ano que vem.

Só nos EUA, 14 mil restaurantes e drive-thru devem se adaptar à mudança, que atende a uma pressão de ativistas da área de saúde pública em luta contra a epidemia de obesidade. Além disso, a ação deve forçar todas as unidades da rede no mundo a se adaptarem.

A maioria das grandes cadeias de fast food, porém, tem resistido a divulgar abertamente as informações nutricionais de seus produtos, por ainda não haver legislação a respeito – apenas a ameaça de multas.


No território americano, a alteração ficará para depois das eleições presidenciais. Ao todo, o McDonald's no país recebe 25 milhões de pessoas por dia, em todas as regiões. De acordo com especialistas, cerca de um terço das calorias que a população dos EUA obtém diariamente vem de comidas compradas fora de casa.

Segundo a diretora sênior de nutrição do McDonald's nos EUA, Cindy Goody, esse movimento é uma forma de ajudar os clientes a compreender melhor suas escolhas alimentares.

Anteriormente, a rede de fast food já havia tomado algumas medidas para tornar os itens do menu mais saudáveis, como reduzir em mais da metade a quantidade de batatas fritas no McLanche Feliz e adicionar sucos, frutas e a opção de nuggets em substituição ao hambúrguer nesse kit infantil.

No verão passado do Hemisfério Norte, a empresa também lançou um cardápio que destacava os produtos com menos de 400 calorias.

Até 2020, o McDonald's pretende aumentar ainda mais as frutas e os vegetais frescos nos combos, e reduzir as quantidades de gordura saturada e açúcar dos alimentos.

Um adulto em cada três e quase uma criança em cinco são obesos nos EUA, enquanto dois terços dos adultos e um terço dos pequenos têm sobrepeso.

Criado em: 14-09-2012 - Alterado/Corrigido em: 14-09-2012

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.