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Farinha de berinjela, nova aliada da mulher

 

Estudo comprova que duas colheres de sopa diárias do alimento diminuem risco cardíaco e ajudam a emagrecer


As pesquisas nutricionais trazem n√ļmeros para comprovar o que o conhecimento popular j√° sabe h√° muito tempo: as prateleiras dos supermercados e as barracas das feiras re√ļnem mais op√ß√Ķes terap√™uticas do que as pr√≥prias farm√°cias. Para o universo feminino, as produ√ß√Ķes cient√≠ficas encontraram evid√™ncias de que um produto n√£o muito conhecido pode melhorar a vida e at√© a autoestima da mulher.
 
Quem descobriu a nova aliada da população feminina foi a professora Glorimar Rosa, do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com o apoio do programa Jovem Cientista da Faperj,  ela pesquisou os efeitos da farinha de berinjela (parecida com a farinha de linha√ßa) e os resultados s√£o bem animadores. Al√©m de nocautear os riscos card√≠acos, ela ainda ajuda a emagrecer.

Em um estudo piloto, Glorimar observou os efeitos do consumo da farinha de berinjela em 14 mulheres com mais de 40 anos. Todas tinham fatores de risco cardiovascular, como circunfer√™ncia da cintura aumentada, hipertens√£o arterial e altas concentra√ß√Ķes de colesterol e de triglicer√≠deos no sangue.

As participantes foram divididas em dois grupos. Um deles só fez reeducação alimentar. O outro, além de consumir a mesma dieta, acrescentou duas colheres de sopa diárias de farinha de berinjela.

‚ÄúDepois de dois meses, o grupo que consumiu a farinha perdeu, em m√©dia, seis quilos contra o grupo controle, que s√≥ perdeu tr√™s quilos‚ÄĚ, contou Glorimar √† ag√™ncia de not√≠cias da Faperj.

O produto ajudou a reduzir os n√≠veis de colesterol total, triglicer√≠deos e at√© o √°cido √ļrico, subst√Ęncia que favorece dores articulares e inflama√ß√Ķes quando em concentra√ß√Ķes elevadas. Glorimar acrescenta que as consumidoras tiveram ainda uma maior redu√ß√£o da gordura visceral.

A análise feita na UERJ concluiu que a farinha de berinjela é mais potente que o legume in natura, o suco e o chá feitos com o alimento, pois concentra até 10 vezes mais fibra, além de ampliar a sensação de saciedade.

A √ļnica ressalva feita pela nutricionista √© que a farinha de berinjela estimula a forma√ß√£o da radicais livres ‚Äď que podem levar ao envelhecimento precoce, por exemplo. Mas o preju√≠zo √© anulado se, atrelado √† farinha, forem consumidas frutas c√≠tricas e ricas em vitaminas C.

*Com informa√ß√Ķes da Ag√™ncia Faperj.

 

Criado em: 06-02-2011

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