Morelli NutriçãoMorelli Nutrição

Artigos

Métodos de Conservação de Alimentos

Para se fazer uma boa armazenagem e conservação dos alimentos, devemos levar em consideração as necessidades de cada individuo que fazem parte de nosso meio familiar. Planejando um cardápio diário equilibrado com laticínios, cereais, leguminosas, verduras e legumes frescos e frutas, levando-se em conta a idade de cada membro da família e suas necessidades.

A maior parte dos alimentos de origem vegetal e animal se deterioram mais facilmente. Os alimentos, para serem conservados, devem impedir toda a alteração devida aos microorganismos. O seu desenvolvimento é possível somente em ambiente nutritivo, com taxa de umidade, oxigênio, temperatura e outras condições favoráveis, a cada espécie microbiana.

Uma boa conservação de alimentos, deve se levar em conta que os alimentos devem ser armazenados em lugares frescos, secos, escuro de preferência aonde não tenham contato com os raios solares. Deve haver um rodízio, onde o primeiro que entra é o primeiro que sai. Ficar atenta quando for comprar alimentos que são conservados em latas, para que não comprem latas amassadas com ferrugem. Latas estufadas é sinal de que existe vida microbiana naquele alimento. Alguns microorganismos gostam de se desenvolver em lugares quentes e escuros. Esses microorganismos é que causam os gases que estufam as latas. É muito importante também olhar a data de validade de todos os alimentos, para que assim se tenha uma armazenagem segura.

Os meios mais comuns de conservação de alimentos são:

• Secagem: Todos os cereais e frutas. Alguns produtos submetidos à secagem conservam bastante intactos suas características físicas e nutritivas, e quando em contato com água, retornarão ao aspecto natural ou mudarão muito pouco.

• A vácuo: Carne, aves, verduras, legumes e frutas. Esse método é utilizado para a retirada de ar dentro da embalagem. Os alimentos podem ser armazenados da forma in natura, ou já prontos para consumo. Mantendo as características nutritivas e físicas intactas.


• Refrigeração: Carne, aves, verduras, legumes e frutas secas. Esse método pode ser utilizado por tempo limitado, onde não se evitam, porém se retardam as atividades microbianas e enzimáticas.

Período médio de armazenamento em dias a:
Alimento                   0ºC                    22ºC              38ºC   
Carne                        6 a 10              1                       <1
Peixe                         2 a 7                 1                      <1
Aves                           5 a 18              1                      <1
Frutas                        2 a 180            1 a 20             1 a 7
Verduras                   3 a 20               1 a 7               1 a 3
Sementes secas    1.000 ou mais 350 ou mais 100 ou mais

• Congelação: Carnes, aves, peixes, frutas, hortaliças. Todos os alimentos congelados devem ser embalados principalmente para evitar a desidratação, durante o congelamento por meio do ar ou outro sistema qualquer. Em caso contrário, poderá haver uma queimadura de congelamento que altera irreversivelmente a cor, textura, sabor e o valor nutritivo dos alimentos congelados. Ervilhas e feijões devem ser aquecidos em água quente ou vapor antes da congelação, porque possuem oxidase, que altera o sabor desses alimentos. Certas frutas como maçã e pêssego escurecem na presença de oxigênio, isso pode ser impedido pelo aquecimento, mas, nesse caso, perdemos as vantagens do sabor de fruta fresca.

Podemos perceber como é importante o modo como conservamos nossos alimentos, para que tenhamos uma alimentação segura e saudável. Esses mínimos cuidados, que às vezes passam despercebidos, podem fazer a diferença, devemos ter o máximo de cuidado com alimentos que compramos e até a hora de consumi-los.

                                                                                


Criado em: 07-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 07-12-2010

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.



  • Curta nossa Fan Page
  • • Compartilhe
  • Del.icio.us
  • Blogger
  • Linkedin
  • Google Bookmarks