Morelli NutriçãoMorelli Nutrição

Artigos

Excesso de Sódio em Alimento Industrializado Não é Percebido

Sucos industrializados e biscoitos recheados, se consumidos sem controle, podem prejudicar a saúde também porque contêm grandes quantidades de sódio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 30% da população sofrem da doença que, na maioria das vezes, é causada pela ingestão involuntária de sal.

"A onda da boa saúde leva as pessoas a escolherem alimentos com pouco açúcar e gordura, mas elas se esquecem da quantidade de sódio presente nas tabelas nutricionais. Hoje, cerca de 60% dos idosos são hipertensos por conta do exagero", explica a presidente da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), Márcia Fidelix. O sal é adicionado aos alimentos industrializados como forma de conservante.

Porém, nas embalagens, só é informada a quantidade de sódio, e não a de sal. "O consumidor deve estar atento aos rótulos e lembrar que o consumo máximo diário de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) deve ser de 2 g e a quantidade máxima de sal é de 5 g, o equivalente a uma tampa de caneta cheia."

Pesquisa realizada pelo departamento de nutrição da USP, em 2009, revelou que todas as classes sociais consomem quantidades superiores às recomendadas. "Os mais ricos consomem cerca de 4,3 g, e os mais pobres, 5g", diz o nutricionista e coautor do estudo, Daniel Henrique Bandoni.

De acordo com Bandoni, as informações do rótulo deveriam ser mais fáceis. O consumo de sódio é essencial para a saúde. Em excesso, porém, pode causar aumento da pressão arterial e acidente vascular cerebral.

PARA PEGAR LEVE NO SAL
Nada de sopa pronta
É melhor optar por uma alimentação mais natural, evitando comida industrializada

Compare
Antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos

Substitua
Tente adicionar menos sal na hora de preparar a comida, aumente o uso de temperos como azeite, alho, cebola e salsa

Atenção aos números
Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de até 5 g de sal ou 2 g de sódio por dia

Fontes: OMS e USP; Folha de São Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/770808-excesso-de-sodio-em-alimento-industrializado-nao-e-percebido.shtml

Criado em: 06-10-2010

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.