Morelli NutriçãoMorelli NutriÁ„o

Alimentos de baixo custo

Frutas do Outono

A estação mudou, trazendo uma nova safra de alimentos. O outono é considerado a estação das frutas!


Todas as frutas são ricas em fibras e água, além de possuírem diferentes vitaminas e minerais. Para completar, a maioria apresenta pouquíssimas calorias.

Por isso, aproveite a abund√Ęncia do outono para incluir ou aumentar a quantidade di√°ria de frutas.

Ainda, lembre-se das vantagens de consumir os alimentos da estação:
Melhor qualidade
Maior sabor
Menor quantidade de agrotóxicos
Valores nutricionais potencializados
Preços mais baixos

Saiba quais são alguns dos alimentos da estação e os principais benefícios em usá-los:

Abacate ‚Äď fruta altamente cal√≥rica, rica em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulat√≥rio, o funcionamento intestinal e a pele. Al√©m disso, evita a fadiga mental, fornece energia e aumenta a disposi√ß√£o.

Caqui ‚Äď excelente fonte de vitamina E e C, fibras, betacaroteno (provitamina A) e licopeno , al√©m disso possui c√°lcio e ferro. Tem a√ß√£o antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce das c√©lulas) e atua na defesa do organismo. Tamb√©m √© essencial para a vis√£o, unhas e cabelos, e auxilia no desenvolvimento √≥sseo.


Ma√ß√£ - cont√©m vitaminas B1, B2 e niacina e minerais como ferro e f√≥sforo. √Č rica em pectina ‚Äď fibra sol√ļvel ‚Äď ajudando a manter as taxas de colesterol em n√≠veis aceit√°veis no organismo e quercetina, um flavonoide com a√ß√£o anti-inflamat√≥ria e antioxidante ajudando a diminuir o risco de problemas cardiovasculares e combatendo os radicais livres.

Tangerina - fonte fibras e de vitaminas A, B1 e C, e sais minerais como c√°lcio, pot√°ssio, s√≥dio, f√≥sforo e ferro. A vitamina C, junto com o c√°lcio e o f√≥sforo, s√£o essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sangu√≠neos. A vitamina C tamb√©m ajuda a combater infec√ß√Ķes, a aumentar a resist√™ncia do organismo e a absorver o ferro presente em outros alimentos.

Coco - O valor nutritivo da fruta varia de acordo com seu estado de matura√ß√£o (amadurecimento). De maneira geral, apresenta bom teor de sais minerais (pot√°ssio, s√≥dio, f√≥sforo e cloro) e fibras, importantes para o est√≠mulo da atividade intestinal.

Goiaba - rica em vitamina A, B1, C, c√°lcio, f√≥sforo, ferro e fibras insol√ļveis. N√£o cont√©m muito a√ß√ļcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infec√ß√Ķes e hemorragias; fortifica os ossos, os dentes e o m√ļsculo card√≠aco; melhora a cicatriza√ß√£o e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso; e d√° maior resist√™ncia f√≠sica.

Laranja - rica em vitamina C, c√°lcio f√≥sforo e ferro. Melhora a imunidade e apresenta v√°rios antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflama√ß√Ķes e a bloquear as c√©lulas cancerosas. Cont√©m fibras, que auxiliam na diminui√ß√£o dos problemas intestinais, al√©m de dar energia.

Lim√£o - rico em flavon√≥ides c√≠tricos, como a vitamina C, tem importante fun√ß√£o antioxidante (combate os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns c√Ęnceres entre outras doen√ßas). Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatriza√ß√£o de feridas e fortifica as paredes dos capilares sangu√≠neos. Por ser antiss√©ptico, o lim√£o √© usado para tratar infec√ß√Ķes respirat√≥rias. A capacidade de extrair e dissolver ajuda no tratamento de fur√ļnculos e abscessos. Estimula o f√≠gado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com √°gua.

Maracuj√° -  fruta de alto valor nutritivo. Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), cont√©m tamb√©m quantidades razo√°veis de sais minerais como ferro, c√°lcio e f√≥sforo. Funciona como um calmante suave. As suas sementes s√£o poderosos verm√≠fugos. A vitamina C d√° resist√™ncia aos vasos sangu√≠neos, evita a fragilidade dos ossos e m√° forma√ß√£o dos dentes, age contra infec√ß√Ķes e ajuda a cicatrizar os ferimentos. As vitaminas do complexo B t√™m como fun√ß√£o evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, al√©m de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos. C√°lcio e f√≥sforo s√£o os minerais que participam da forma√ß√£o de ossos e dentes, da constitui√ß√£o muscular e da transmiss√£o normal dos impulsos nervosos. J√° o ferro contribui para a boa forma√ß√£o do sangue.

Melancia -  cont√©m alto teor de √°gua, o que ajuda na hidrata√ß√£o. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como c√°lcio, f√≥sforo e ferro. Tem propriedades diur√©ticas.

Pêra - rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Pode ser utilizada para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e na formação dos ossos e dentes.

Pinha -  tamb√©m conhecida como fruta-do-conde, √© fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo de prote√≠nas, carboidratos e gorduras.

Mandioquinha ‚Äď cont√©m niacina, vitamina A e √© tamb√©m uma fonte importante de energia devido ao seu teor de carboidrato (quase 19 g em 100 g de mandioquinha cozida). Al√©m disso, cont√©m f√≥sforo ‚Äď importante para a manuten√ß√£o do metabolismo √≥sseo ‚Äď e mangan√™s que, dentre v√°rias fun√ß√Ķes, atua como antioxidante. Estudos apontam uma poss√≠vel correla√ß√£o entre baixo consumo de mangan√™s e agravo de sintomas da TPM, como dor e mau humor.

Abobrinha ‚Äď possui baixo valor cal√≥rico, √© rica em betacaroteno, vitamina C e sais minerais c√°lcio, f√≥sforo e ferro. Sua casca √© rica em fibras e, por isso, n√£o deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos. Assegura ao intestino um bom funcionamento e a presen√ßa de betacaroteno oferece prote√ß√£o antioxidante.

Berinjela ‚Äď cont√©m antocianina, presente na casca da berinjela, atuando como antioxidante, associado √† redu√ß√£o do LDL (colesterol ‚Äúruim‚ÄĚ), preven√ß√£o de trombose, c√Ęncer e doen√ßas cr√īnicas n√£o transmiss√≠veis.

Portanto, aproveite as delícias do outono em saladas coloridas e em pratos quentinhos e leves como sopas, caldos e cremes, mantendo uma alimentação saudável independentemente da estação do ano!

 


Fonte: Ceagesp

Criado: 05-06-2012

As informa√ß√Ķes contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas car√°ter educativo.