Morelli NutriçãoMorelli Nutrição

Dicas

Coma Bem no Natal, coma melhor ainda no Ano novo e aproveite as sobras

Na véspera de Natal e no Réveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.


Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.

O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como, por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc.), pois promovem a sensação de saciedade.

Dê preferência às preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.

Cuidado com preparações a base se creme de leite, maionese, pois esses ingredientes são bem calóricos.

Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos. Utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.

Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... Coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

Reaproveitar sobras de natal, no dia seguinte:

Nada de jogar fora as sobras da ceia. Podemos reaproveitar carnes, legumes e até salada, desde que não tenham maionese ou creme de leite.

O reaproveitamento deve ser feito ainda no dia 25 porque os alimentos já foram manipulados e não podem ser guardados por muito tempo.


•    Faça uma torta com os alimentos que sobraram


Ingredientes da Massa: 2 ovos, ½ xícara de óleo, 1 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo, 1colher de sopa de fermento em pó,  sal e queijo ralado a gosto.


Recheio: Sobra de pernil, chester, peru desfiado; tomate picado, cenoura ralada, cebola, ervilha/milho, salsinha e sal a gosto. Misture todos os ingredientes e reserve.


Modo de preparo: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unta um refratário com margarina e farinha, despeje a massa no refratário e por cima coloque o recheio, salpique um pouco de queijo ralado e leve para assar em forno médio por 25 min, aproximadamente.


Alguns alimentos e suas calorias

Nozes: 2 unidades (10g) = 65,1 kcal
Castanha do Pará: 2 unidades (8g) = 52,4kcal
Pistache: 8 unidades (10g) = 57,7 kcal
Avelã: 10 unidades (10g) = 62,8 kcal
Castanha de caju torrada e s/ sal: 5 unidades (12,5g) = 71,75 kcal
Panetone: ½ fatia (40g) = 147,5 kcal; light: ½ fatia (40g) = 110 kcal
Peru: Peito assado – 1 pedaço pequeno (120g) = 210 kcal
Chester: 1 fatia (20g) = 41 kcal
Tender:  2 fatias (50g) = 105 kcal

Criado em: 23-12-2010

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.