Morelli NutriçãoMorelli Nutrição

Dicas

Pele bem bronzeada no verão!

Cenoura e seus benefícios.


A cenoura é rica em betacaroteno. O betacaroteno estimula à produção da vitamina A em nosso organismo. Com 100 gramas de cenoura nós conseguimos suprir quase que totalmente as necessidades diárias de vitamina A. A vitamina A contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
 

A cenoura por ser rica em carotenóides (pigmentos de plantas, amarelos, laranjas e vermelhos) age como um fotoprotetor, reduzindo a sensibilidade da pele às queimaduras solares. Este efeito pode estar relacionado à sua capacidade de estimular a produção de melanina. A melanina é uma proteína que confere pigmentação à pele e aos cabelos.
Por isso coma sempre cenoura, principalmente no verão! Assim ao se expor ao sol sua pele ficará menos vermelha, mais saudável, jovem e não desbotará com tanta rapidez.

Mas lembre-se: a exposição ao sol deve ser feita antes das 10h00min da manhã ou após a 16h00min da tarde. Assim você conseguirá o bronzeado sem prejudicar a saúde da pele. E nunca se esqueça do protetor solar que protege nossa pele dos raios UVA, um dos grandes causadores do câncer de pele e do envelhecimento precoce.

Dica: se você está consumindo a cenoura para absorver a pró-vitamina A, evite consumi-la em forma de suco juntamente com frutas cítricas (laranja, limão e tangerina), porque o ácido cítrico, presente em boa quantidade nessas frutas, reduz drasticamente a absorção da vitamina A em nosso corpo.


Criado em: 25-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 03-01-2011

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.