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Funcionais: Tomate

Tomate e a Preven√ß√£o de C√Ęncer

O tomate é um dos frutos mais consumidos no mundo. Os tomates contêm cálcio, ferro, vitamina C e vitamina A. Por sua grande quantidade de antioxidantes e seu alto grau de potássio, o tomate é um dos vegetais mais saudáveis que existem.
O tomate √© rico em Licopeno uma subst√Ęncia que d√° a cor avermelhada n√£o s√≥ ao tomate, mas tamb√©m para a melancia, beterraba, piment√£o, entre outros alimentos. O Licopeno √© um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos √†s c√©lulas causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele.

Uma pesquisa divulgada pela Escola de Medicina de Harvard (EUA), em 1995, acompanhou os h√°bitos alimentares de 48 mil homens americanos por seis anos. Os resultados demonstraram uma associa√ß√£o importante entre o consumo de tomates e o menor risco de c√Ęncer de pr√≥stata. Foi estimado que o consumo de duas por√ß√Ķes por semana, em compara√ß√£o com a n√£o-ingest√£o, pode reduzir o risco de c√Ęncer de pr√≥stata em at√© 34%. A associa√ß√£o foi mais forte para os produtos √† base de tomate que para os tomates frescos. Outro estudo publicado pelo Journal of the National Cancer Institute em fevereiro deste ano, concluiu que o consumo de tomates e produtos √† base de tomate poderia reduzir o risco de desenvolvimento de diversos tipos de c√Ęncer. As evid√™ncias mais fortes foram para o c√Ęncer de pulm√£o, pr√≥stata e est√īmago. Os dados tamb√©m sugeriram um risco reduzido de c√Ęncer de cavidade oral, es√īfago, p√Ęncreas, intestino grosso, reto, colo de √ļtero e mama.

A biodisponibilidade na dieta do licopeno parece depender de diversos fatores, no entanto, é mais bem absorvido de alimentos cozidos.

Criado em: 25-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 29-06-2012

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