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Dicas

Os benefícios da Semente de Linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Segue algumas perguntas e respostas sobre o assunto:

O consumo da linhaça proporciona quais benefícios à saúde?
R: Para o desenvolvimento do sistema nervoso central, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda na redução de LDL-c (“colesterol ruim”), regulação intestinal, revitalização da pele, auxilia na coagulação sangüínea, diabetes e determinados tipos de câncer (por ex. câncer de mama), atuam ainda na redução de processos inflamatórios e doenças auto-imunes.

A semente de linhaça também é rica em ácidos fenólicos, que agem como antioxidantes, e ligninas, substâncias com estrutura química muito semelhante ao estrogênio, exercendo atividade semelhante à deste hormônio. Devido a tal característica, é muito utilizado para minimizar os sintomas da menopausa, período em que os níveis de estrogênios são naturalmente diminuídos.

Existe mais de um tipo de linhaça? Em caso positivo, quais?  Existe diferença entre elas em relação aos ganhos nutricionais ou algum outro aspecto?
R: Existem dois tipos de semente de linhaça: dourada e marrom. Não existem diferenças na composição dos dois tipos, já que as duas são compostas pelos mesmos nutrientes e mantém o mesmo potencial funcional. Porém, a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido e a dourada é plantada em regiões frias.

A linhaça é indicada para ser usada em quais tipos de preparos?
R: A utilização da semente de linhaça pode ocorrer de diferentes formas. Pode ser utilizada no complemento de inúmeras preparações: pães, bolos, biscoitos, cereais, e até adicionadas a sucos, saladas, sobremesas, iogurtes, frutas, frutas amassadas, leite e sopas. A semente de linhaça é usada como matéria-prima para a produção de óleo e farelo, sendo rica em fibras, proteínas e gordura

Na hora da compra, como escolher o alimento?
R: Tanto a linhaça moída quanto a semente inteira tem os mesmos benefícios, porém a moída é mais fácil para ingerir. Todos os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes.

Qual a melhor forma de conservação? Prazo de validade?
R: A melhor forma de conservação depois de moída, a semente deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras. Ficar atento ao prazo de validade contido nos rótulos das embalagens.

Qual a quantidade correta a se consumir por dia?
R: Para o consumo, é indicada a mistura de até quatro colheres de sopa rasa de farinha de semente de linhaça por dia, em saladas, iogurtes, cereais, vitaminas, confecções de pães, bolos (pra dosagem especifica é melhor consultar uma nutricionista).

Porque a linhaça ajuda a emagrecer?
R: Ajuda no processo de emagrecimento por que proporciona saciedade por mais tempo, auxiliando no processo de eliminação das fezes. É um bom desintoxicante, como conseqüência deixa você mais leve e disposta e com a pele mais bonita. É importante salientar que a farinha de linhaça isoladamente não promoverá a redução do peso. Para que a farinha de linhaça promova a perda de peso, é importante associá-la à dieta hipocalórica (de baixa caloria), que deverá ser nutricionalmente balanceada. Nesse caso, é importante que a pessoa procure a orientação de um nutricionista, que é o profissional capacitado para estabelecer um plano alimentar saudável e que contribuirá para a redução do peso.

Quais as culturas (países e regiões) que mais utilizam a linhaça em seus preparos?
R: É de origem asiática, a semente de linhaça pertence à família das Lináceas e é obtida a partir do linho, uma das plantas mais antigas da história. Apesar do consumo da linhaça ser relativamente novo na atualidade, esta é uma das sementes oleaginosas mais tradicionais de todos os tempos. É cultivada na Babilônia, Mesopotâmia e Egito há aproximadamente 7.000 anos.

Todas as pessoas podem consumir linhaça ou existe alguma restrição?
R: Sim. Não há restrições.

Referências
CREDIDIO, Edson. Propriedades Nutricionais da Linhaça., Associação Brasileira de Alimentos Funcionais, 2005. (www.sbaf.org.br)

Criado em: 05-10-2010 - Alterado/Corrigido em: 07-12-2010

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