Morelli NutriçãoMorelli NutriÁ„o

Frutas

Lichia: gostosa e vitaminada

Fruta é opção para quem quer emagrecer com um alimento rico em vitaminas


Ela n√£o tem aquele aspecto bonito que faz com que voc√™ tenha vontade de mord√™-la. Pelo contr√°rio. Casca dura, vermelha, grossa e espinhenta, a lichia n√£o atrai pela apar√™ncia, mas sim pelo sabor. Nos √ļltimos anos e virou vedete das dietas de emagrecimento. O baixo teor cal√≥rico ‚Äď 100g (quatro a oito unidades) tem apenas 64 calorias ‚Äď aliado √† polpa doce explica esse sucesso. ‚ÄúSeu sabor ajuda quem tem vontade de comer doce, podendo optar pela fruta em vez de outro alimento mais cal√≥rico‚ÄĚ‚Äú√Č t√£o doce que na China e nos Estados Unidos √© comercializado mel dessa fruta‚ÄĚ.

A fama da lichia também ganhou fundamento científico. Pesquisadores da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisaram o poder da fruta na redução da gordura abdominal. O resultado: em dez semanas, voluntários que receberam extrato de lichia apresentaram uma redução de 15% nessa região.

Al√©m dessas propriedades, a lichia √© uma poderosa aliada do sistema imunol√≥gico porque √© rica em vitamina C. ‚ÄúCada uma tem 50mg de vitamina C, a recomenda√ß√£o di√°ria √© de 75mg‚ÄĚ, diz. Tamb√©m √© uma poderosa arma contra c√£ibras, j√° que concentra altas doses de pot√°ssio (171mg), que ajuda na hidrata√ß√£o do corpo, sendo uma √≥tima op√ß√£o para os dias quentes de ver√£o.

Por ser rica em vitaminas do complexo B, essa fruta √© capaz de atuar nos horm√īnios que regulam a mem√≥ria, no metabolismo, no combate ao processo de envelhecimento celular e no fortalecimento de unhas e cabelos.

‚ÄúA fruta tamb√©m √© antioxidante e ajuda a prevenir diversos tipos de c√Ęncer, envelhecimento precoce e problemas card√≠acos‚ÄĚ, afirma Neila.

No Brasil

A lichia √© uma fruta da mesma fam√≠lia do guaran√°. √Č origin√°ria da China, onde √© cultivada desde 1500 a.C. No Brasil, a primeira √°rvore foi plantada no Jardim Bot√Ęnico do Rio de Janeiro, em 1810, mas ainda n√£o se sabia que seus frutos eram comest√≠veis. Hoje, no entanto, o Pa√≠s tem uma √≥tima produ√ß√£o interna dessa fruta e seu cultivo est√° concentrado no norte do Paran√°, em S√£o Paulo e no sul de Minas Gerais.

A colheita tem início em novembro e vai até o fim de fevereiro. Seu preço ainda não é dos mais caros: um quilo de lichia pode custar de R$3 a R$7 reais (em janeiro/2011), dependendo do Estado onde ela é vendida.

O que dizem os chineses

Os chineses acreditam que a fruta é eficiente contra a tosse e que sua casca e sua semente são eficazes contra a diarreia e problemas intestinais. No entanto, nenhuma dessas propriedades foi estudada ou comprovada cientificamente.

Atenção

Por ser rica em vitaminas e minerais, ela n√£o √© indicada para quem tem problemas renais. ‚ÄúN√£o aconselhamos o consumo por pacientes com insufici√™ncia renal, j√° que a absor√ß√£o desses nutrientes prejudica ainda mais o funcionamento do organismo‚ÄĚ

Criado em: 27-02-2011 - Alterado/Corrigido em: 08-03-2011

As informa√ß√Ķes contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas car√°ter educativo.