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Cereais

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Cereais

Cereais s√£o gr√£os cujas sementes d√£o em espigas. Os mais conhecidos s√£o: arroz, trigo, milho, aveia, centeio e cevada. Pertencem ao grupo de alimentos energ√©ticos, sendo base da pir√Ęmide alimentar.
Sua presen√ßa na nossa alimenta√ß√£o √© de grande import√Ęncia, pois os gr√£os s√£o alimentos de f√°cil conserva√ß√£o, fornecem carboidratos complexos, prote√≠nas, al√©m de vitaminas, fibras e lip√≠deos, se forem consumidos na sua forma integral. Isso porque nas camadas externas do gr√£o est√° a maior concentra√ß√£o de vitaminas (cont√™m maior teor de tiamina) e minerais (principalmente ferro).


ESTRUTURA DOS CEREAIS
‚ÄĘ    CASCA: √© o que envolve a semente
‚ÄĘ    FARELO: camada externa que protege a semente, formada de celulose, rico em fibras, vitaminas do complexo B
‚ÄĘ    ENDOSPERMA: fornece energia, rico em carboidratos, prote√≠nas.
‚ÄĘ    G√ČRMEN: √© o n√ļcleo que brota quando a semente √© plantada. Cont√©m prote√≠na, lip√≠deo, ferro, vitaminas E, B,C.

De maneira geral, os cereais têm valor nutricional semelhante, possuem cerca de 70% de carboidratos complexos, principalmente o amido, e 10% de proteínas.

Por serem deficientes em alguns aminoácidos, a mistura que resulta o melhor valor protéico é o arroz com feijão, devido a combinação de metionina (aminoácido presente no arroz) com a lisina (aminoácido presente no feijão) que, juntos, tornam-se mais eficientes na reparação de tecidos do organismo e manutenção do equilíbrio do índice glicêmico.

Os cereais que são apresentados na forma integral são mais ricos em vitaminas que os moídos ou refinados, pois no processamento o farelo e o gérmen são retirados, permanecendo apenas o endosperma. Desta forma, a maior parte do valor nutricional se perde, já que no farelo e o gérmen há uma maior concentração de nutrientes.

 


Criado em: 26-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 07-12-2010

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