Morelli NutriçãoMorelli Nutrição

Cereais

Cereais

Cereais

Cereais são grãos cujas sementes dão em espigas. Os mais conhecidos são: arroz, trigo, milho, aveia, centeio e cevada. Pertencem ao grupo de alimentos energéticos, sendo base da pirâmide alimentar.
Sua presença na nossa alimentação é de grande importância, pois os grãos são alimentos de fácil conservação, fornecem carboidratos complexos, proteínas, além de vitaminas, fibras e lipídeos, se forem consumidos na sua forma integral. Isso porque nas camadas externas do grão está a maior concentração de vitaminas (contêm maior teor de tiamina) e minerais (principalmente ferro).


ESTRUTURA DOS CEREAIS
•    CASCA: é o que envolve a semente
•    FARELO: camada externa que protege a semente, formada de celulose, rico em fibras, vitaminas do complexo B
•    ENDOSPERMA: fornece energia, rico em carboidratos, proteínas.
•    GÉRMEN: é o núcleo que brota quando a semente é plantada. Contém proteína, lipídeo, ferro, vitaminas E, B,C.

De maneira geral, os cereais têm valor nutricional semelhante, possuem cerca de 70% de carboidratos complexos, principalmente o amido, e 10% de proteínas.

Por serem deficientes em alguns aminoácidos, a mistura que resulta o melhor valor protéico é o arroz com feijão, devido a combinação de metionina (aminoácido presente no arroz) com a lisina (aminoácido presente no feijão) que, juntos, tornam-se mais eficientes na reparação de tecidos do organismo e manutenção do equilíbrio do índice glicêmico.

Os cereais que são apresentados na forma integral são mais ricos em vitaminas que os moídos ou refinados, pois no processamento o farelo e o gérmen são retirados, permanecendo apenas o endosperma. Desta forma, a maior parte do valor nutricional se perde, já que no farelo e o gérmen há uma maior concentração de nutrientes.

 


Criado em: 26-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 07-12-2010

As informações contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas caráter educativo.