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Alimentação de Verão

Dossiê dos petiscos a beira-mar

Quais s√£o os benef√≠cios √† sa√ļde que cada alimento pode trazer e os cuidados na hora de consumi-los



Na praia, alimentar-se corretamente, principalmente durante o dia, est√° longe de ser uma prioridade. A solu√ß√£o acaba sendo encontrada nos quiosques e ambulantes que passam vendendo por√ß√Ķes dos mais variados alimentos.

Como a preocupa√ß√£o da esta√ß√£o √© manter o corpo em forma, muito se fala das calorias dessas op√ß√Ķes, mas seus benef√≠cios √† sa√ļde s√£o raramente mencionados. Para inverter esse racioc√≠nio, selecionamos os alimentos mais consumidos nos dias de calor e apontamos quais os pontos positivos de cada um, sem deixar de lado, √© claro, quais os cuidados necess√°rios.

Camar√£o, ostra e marisco

Quer uma opção saudável e com quase nada de carboidrato? Aposte nesse trio! O camarão, a ostra e o marisco, são ricos em vitaminas A, B, C e D.

Al√©m disso, tamb√©m s√£o uma √≥tima fonte de √īmega 3, nutriente que auxilia na preven√ß√£o do dep√≥sito de gordura nas art√©rias do cora√ß√£o, ajudando a manter a sa√ļde desse √≥rg√£o. ‚ÄúPor virem do mar, s√£o ricos em iodo, que previne disfun√ß√Ķes da tireoide e o b√≥cio‚ÄĚ, afirma Brigitte Olichon, professora de nutri√ß√£o da Faculdade de Medicina de Petr√≥polis , no Rio de Janeiro.

Também possuem zinco e cobre, minerais essenciais para o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e prevenindo males como Parkinson, Alzheimer e enxaqueca, completa.

O camar√£o, em particular, √© uma fonte √≥tima de sel√™nio, capaz de neutralizar os efeitos dos radicais livres, principal causa de c√Ęncer de pele, e tem muita vitamina B12, importante para o bom funcionamento das c√©lulas. Sua casca cont√©m fibras insol√ļveis que, teoricamente, ajudam a normalizar o tr√Ęnsito intestinal e prevenir a constipa√ß√£o. Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aconselha a comer a cabe√ßa e a cauda, por serem as partes mais ricas em nutrientes.

Aten√ß√£o: O principal cuidado √© a higiene e as condi√ß√Ķes de armazenamento do local onde ir√° compr√°-los. ‚ÄúS√£o alimentos f√°ceis de serem servidos, mas complicados de serem conservados. E, se estragados, s√£o perigosos porque podem fazer muito mal √† sa√ļde‚ÄĚ, alerta Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia. ‚ÄúAs ostras precisam estar com bastante gelo em volta e √© preciso observar a presen√ßa de areia dentro da concha‚ÄĚ.

Al√©m disso, tamb√©m s√£o uma √≥tima fonte de √īmega 3, nutriente que auxilia na preven√ß√£o do dep√≥sito de gordura nas art√©rias do cora√ß√£o, ajudando a manter a sa√ļde desse √≥rg√£o. ‚ÄúPor virem do mar, s√£o ricos em iodo, que previne disfun√ß√Ķes da tireoide e o b√≥cio‚ÄĚ, afirma Brigitte Olichon, professora de nutri√ß√£o da Faculdade de Medicina de Petr√≥polis , no Rio de Janeiro.

Também possuem zinco e cobre, minerais essenciais para o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e prevenindo males como Parkinson, Alzheimer e enxaqueca, completa.

O camar√£o, em particular, √© uma fonte √≥tima de sel√™nio, capaz de neutralizar os efeitos dos radicais livres, principal causa de c√Ęncer de pele, e tem muita vitamina B12, importante para o bom funcionamento das c√©lulas. Sua casca cont√©m fibras insol√ļveis que, teoricamente, ajudam a normalizar o tr√Ęnsito intestinal e prevenir a constipa√ß√£o. Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aconselha a comer a cabe√ßa e a cauda, por serem as partes mais ricas em nutrientes.

Aten√ß√£o: O principal cuidado √© a higiene e as condi√ß√Ķes de armazenamento do local onde ir√° compr√°-los. ‚ÄúS√£o alimentos f√°ceis de serem servidos, mas complicados de serem conservados. E, se estragados, s√£o perigosos porque podem fazer muito mal √† sa√ļde‚ÄĚ, alerta Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia. ‚ÄúAs ostras precisam estar com bastante gelo em volta e √© preciso observar a presen√ßa de areia dentro da concha‚ÄĚ.

Quando o vendedor passa, basta uma olhadela para aquela casquinha crocante de queijo derretido e fica quase imposs√≠vel resistir. Ainda mais se for acompanhado de uma cerveja bem gelada, a dupla se torna quase imbat√≠vel no litoral. O queijo √© um dos derivados do leite e, portanto, grande fonte de prote√≠na e c√°lcio, essencial para os ossos, dentes e m√ļsculos. ‚ÄúInclusive o cora√ß√£o‚ÄĚ, diz Brigite. √Č um √≥timo aliado na preven√ß√£o do c√Ęncer de pele, completa a professora de nutri√ß√£o.

Aten√ß√£o: No entanto, os especialistas alertam para a quantidade de sal presente neste alimento, o que o torna contraindicado para hipertensos, obesos, mulheres com reten√ß√£o de l√≠quido e pessoas com insufici√™ncia renal ou c√°lculos. ‚Äúpode causar constipa√ß√£o intestinal , piorar quadros de artrite, sinusite e enxaqueca‚ÄĚ, alerta Brigite Olichon.

Amendoim

O amendoim tem muita gordura monoinsaturada, boa para o cora√ß√£o, e pouca caloria, afirma Cristiano Merheb. O consumo regular √© capaz de reduzir o triglic√©rides e melhora a qualidade da dieta. Tamb√©m cont√©m ‚Äúvitamina E e sel√™nio, capazes de proteger as art√©rias contra ataques do colesterol, al√©m de boro, mineral respons√°vel pela atividade el√©trica do c√©rebro, aumentando a vivacidade mental e prevenindo doen√ßas degenerativas‚ÄĚ, diz Brigitte.

Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade da Fl√≥rida descobriram que o amendoim tem tanto antioxidante quanto as frutas, al√©m de conter altas taxas de polifenois. √ą uma fonte excelente de beta-sitosterol, nutriente que tem propriedade anticancer√≠gena.

Aten√ß√£o: √Č contraindicado para quem tem propens√£o a c√°lculos renais, enxaqueca, herpes e alergia alimentar, prestando aten√ß√£o na quantidade de sal e gordura presentes. Deve-se observar tamb√©m se o amendoim est√° com aspecto duvidoso, murcho. Ele pode ter sido contaminado e, nesses casos, produz uma subst√Ęncia t√≥xica.

Milho Cozido

Da mesma fam√≠lia do arroz e do trigo, o milho √© um alimento pobre em prote√≠nas, mas rico em carboidratos e gorduras. ‚ÄúTem atividade anticancer√≠gena e antiviral e aumenta o estrog√™nio; tem boa quantidade de fibras, o que ajuda o tr√Ęnsito intestinal e dificulta a absor√ß√£o de a√ß√ļcares, sendo portanto indicada para diab√©ticos e aqueles que precisam perder peso‚ÄĚ, revela a professora de nutri√ß√£o.

Ele tamb√©m √© rico em √°cido pantot√™nico, uma tipo de vitamina B essencial para o metabolismo, principalmente quando a pessoa est√° sob estresse. Cem gramas de milho s√£o capazes de suprir 14% da necessidade di√°ria dessa subst√Ęncia.

Atenção: Mas a especialista alerta que o milho é altamente alergênico, sendo a causa de vários quadros como artrite reumatóide, síndrome do cólon irritável, epilepsia e enxaqueca, sobretudo em crianças. Também deve-se atentar para a quantidade de sal e evitar a manteiga, por aumentar muito seu teor calórico.

Criado em: 03-04-2011 - Alterado/Corrigido em: 25-02-2012

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