Morelli NutriçãoMorelli NutriÁ„o

Fase da Gravidez

10 Passos Para Uma Gravidez Saud√°vel.

1. Organize com antecedência o acompanhamento da gravidez
Um bom acompanhamento durante a gravidez √© essencial para a sa√ļde do seu beb√™. Se voc√™ organizar o seu pr√©-natal ter√° meses para construir um bom relacionamento com a sua obstetra ou com o seu m√©dico e preparar-se para o parto.

2. Alimente-se bem
√Č importante ter uma dieta equilibrada e saud√°vel. Consulte a sua obstetra, nutricionista ou o seu m√©dico, especialmente se n√£o tiver vontade de comer certos tipos de alimento durante a gravidez.

3. Cuidado com a higiene da comida
√Č melhor evitar, durante a gravidez, certos alimentos que podem trazer risco √† sa√ļde do seu beb√™.
N√£o coma, por exemplo:
‚ÄĘ alguns tipos de queijo amanteigado
‚ÄĘ carne mal passada ou crua
‚ÄĘ saladas e vegetais n√£o lavados
‚ÄĘ carne de frango mal passada e ovos crus ou pouco cozidos
Solicite ao seu m√©dico, nutricionista ou √† sua obstetra mais informa√ß√Ķes sobre os alimentos que s√£o seguros para consumo na gravidez.

4. Tome ácido fólico e coma peixe
O √°cido f√≥lico √© essencial na gravidez para ajudar a prevenir a espinha b√≠fida e outras m√°s-forma√ß√Ķes nos beb√™s. Toda a mulher que planeja uma gravidez √© aconselhada a ingerir um suplemento di√°rio de 400 mcg de √°cido f√≥lico durante os tr√™s primeiros meses da gesta√ß√£o. O √°cido f√≥lico tamb√©m pode ser encontrado em vegetais e em alguns cereais matinais.
Os peixes gordurosos (como arenque, cavala, salmão ou sardinha) fazem bem ao bebê em desenvolvimento, mas não é recomendável que se coma mais do que duas vezes por semana. No entanto, você pode comer outros tipos de peixe na quantidade que quiser. Se você não gosta de peixe, existem suplementos de óleo de peixe, mas confira se a marca é recomendada para mulheres grávidas.

5. Faça exercícios regularmente
O exerc√≠cio pode fornecer a for√ßa que voc√™ precisar√° para carregar o peso que vai ganhar durante a gesta√ß√£o e para suportar o trabalho de parto. Tamb√©m pode fazer com que seja mais f√°cil voltar √† forma ap√≥s o nascimento da crian√ßa. O exerc√≠cio pode ainda fortalecer o seu √Ęnimo e ajudar a evitar a depress√£o durante a gravidez. Tente exerc√≠cios leves como caminhar, nadar ou praticar yoga.

6. Comece a fazer exercícios pélvicos
√Č muito comum as mulheres que est√£o gr√°vidas ou que j√° tiveram filhos sofrerem perda de urina quando espirram, riem ou fazem exerc√≠cio. Voc√™ pode evitar que isso ocorra fazendo regularmente os exerc√≠cios para os m√ļsculos p√©lvicos, iniciando antes de engravidar ou durante a gravidez. Pe√ßa mais informa√ß√Ķes √† sua obstetras ou ao seu m√©dico.

7. Modere a ingest√£o de √°lcool
Como todo o álcool que você bebe chega rapidamente ao seu bebê através da corrente sanguínea, é aconselhável que você corte totalmente o consumo de álcool. Mas, se decidir beber, limite-se a uma ou duas doses, não mais do que uma ou duas vezes por semana. Uma dose de álcool equivale, aproximadamente, a:
‚ÄĘ cerca de 200 ml ou meio copo de cerveja comum, cerveja leve ou cidra
‚ÄĘ uma ta√ßa pequena de vinho
Mulheres que bebem bastante, (mais do que seis doses por dia) durante a gestação, correm mais risco de dar à luz um bebê com problemas que vão desde a dificuldade de aprendizagem, até defeitos congênitos mais sérios.

8. Reduza o consumo de cafeína
Caf√©, ch√° e refrigerantes cont√™m cafe√≠na: subst√Ęncia que pode afetar a absor√ß√£o de ferro pelo corpo. Altos n√≠veis de cafe√≠na t√™m sido relacionados ao nascimento de beb√™s de baixo peso e √† ocorr√™ncia de abortos espont√Ęneos.. Entretanto √© aconselh√°vel que voc√™ corte com a cafe√≠na. Tente o caf√© e o ch√° descafeinados, sumos de frutas ou √°gua mineral com gotas de lima ou de lim√£o.

9. Pare de fumar
Mulheres fumantes correm mais risco de sofrer aborto, de ter um parto prematuro ou de dar √† luz um beb√™ nado-morto. Tamb√©m aumenta o √≠ndice de morte s√ļbita do rec√©m-nascido (mal do ber√ßo ou SMSI). √Č melhor parar de fumar antes mesmo de tentar engravidar, mas qualquer redu√ß√£o no n√ļmero de cigarros di√°rios j√° dar√° mais chances ao seu beb√™.

10. Descanse um pouco
O cansaço que você sente no início e no final da gravidez é a maneira que o seu corpo tem de pedir para você ir mais devagar. Uma sesta no meio do dia faz bem à grávida e ao seu bebê. Se você não conseguir dormir, coloque os seus pés para cima e relaxe por 30 minutos ou mais.

Criado em: 07-11-2010 - Alterado/Corrigido em: 07-12-2010

As informa√ß√Ķes contidas no site MORELLINUTRICAO possuem apenas car√°ter educativo.