Morelli NutriçãoMorelli NutriÁ„o

Busca

VocÍ procurou por: esta√ß√£o

Sua busca retornou '4' resultados.

Alimentar-se bem durante a gravidez muitas vezes parece uma tarefa complicada, especialmente porque h√° informa√ß√Ķes t√£o contradit√≥rias a respeito do que faz ou n√£o bem para voc√™ e seu beb√™ em desenvolvimento.

Quem já não ouviu falar, por exemplo, que ovos são ótimos ou péssimos? Como não ficar confusa quando alguns especialistas condenam bife de fígado , enquanto outros dizem ser um excelente alimento para grávidas?

Você não tem que gostar de todos ou comê-los a toda hora, mas procure escolher alguns dos seus favoritos para dar aquele empurrãozinho nutricional na sua gravidez.


Ovos

Al√©m de poucas calorias, os ovos cont√™m mais de 12 vitaminas e minerais e ainda uma quantidade nada desprez√≠vel de prote√≠nas, subst√Ęncia essencial para a intensa produ√ß√£o de c√©lulas que acontece no corpo do beb√™.

S√£o tamb√©m ricos em colina, um nutriente que promove o crescimento do beb√™ e sua sa√ļde cerebral, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural. Voc√™ pode procurar ainda marcas de ovos enriquecidos com √īmega-3, um tipo de gordura que promove o desenvolvimento do c√©rebro e da vis√£o.

E como fica toda aquela polêmica de que os ovos fariam mal por causa do colesterol alto?
Gorduras saturadas presentes em frituras e certos alimentos congelados como pizzas e hamb√ļrgueres fazem mais mal para o seu colesterol do que o colesterol naturalmente encontrado nos ovos.

A especialista defende que mulheres saudáveis, com níveis normais de colesterol no sangue, adotem ovos na sua alimentação sem medo.

Aqui vão mais alguns argumentos para convencê-la: ovos são baratos, fáceis e rápidos de fazer e altamente versáteis.

Se você estiver cansada demais para preparar uma refeição completa, pode preparar uma omelete caprichada com outros ingredientes de sua preferência ou até acrescentar um ovo cozido em sua salada.

Lembre-se somente de cozinhar os ovos bem para evitar o risco de transmiss√£o de salmonela, uma bact√©ria que provoca infec√ß√Ķes alimentares graves e pode levar at√© a partos prematuros e abortos espont√Ęneos.


Sardinhas

Peixe abundante e de baixo custo nas feiras e mercados de todo o país, a sardinha conta com proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.

Apresenta ainda uma elevada quantidade de √°cidos graxos essenciais do tipo √īmega-3, cujo efeito √© proteger o corpo contra doen√ßas cardiovasculares. O famoso √īmega-3 -- uma gordura poli-insaturada -- diminui os triglic√©rides e o colesterol total do sangue, baixando como consequ√™ncia o colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL).

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios da sardinha, a forma de preparo é fundamental, já que se ela for frita ou colocada em microondas acaba perdendo suas propriedades. O ideal é preparar sardinhas assadas ou cozidas.

Outra coisa a ser evitada é comprar sardinhas enlatadas, em conserva tanto em óleo como em tomate, porque, nesse formato, possuem alto índice de sódio e podem elevar sua pressão arterial.

Para não enjoar de só comer sardinha, você pode alternar com outros peixes nutricionalmente tão ricos como salmão, cavala ou arenque.


Feij√£o

O feij√£o √© um alimento muito rico nutricionalmente, sendo fonte de prote√≠nas, ferro, c√°lcio, magn√©sio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Al√©m disso, possui subst√Ęncias antioxidantes vinculadas a um menor risco no desenvolvimento de alguns tipos de c√Ęncer e a uma menor incid√™ncia de doen√ßas degenerativas.

Cont√©m ainda fibras sol√ļveis que, depois de ingeridas, transformam-se em gel, permanecendo mais tempo no est√īmago e acarretando em uma maior sensa√ß√£o de saciedade. Esse "gel" que mata a fome serve tamb√©m para atrair as mol√©culas de gordura e de a√ß√ļcar, as quais s√£o posteriormente eliminadas pelas fezes, ajudando a reduzir os n√≠veis de colesterol e glicemia do sangue.

As proteínas do feijão têm valor nutricional pouco inferior às apresentadas pelas carnes, com uma vantagem: quando combinadas ao arroz, formam uma mistura de proteínas mais nutritiva.

Para facilitar o preparo do feijão, procure deixá-lo de molho, de preferência em água quente, cerca de 20 minutos antes do cozimento. Se tiver panela de pressão para cozinhar, melhor, porque ela acelera o processo e há menos perdas nutricionais no cozimento.

√Č no gr√£o que est√° localizada a fibra, por isso fa√ßa uma forcinha para consumi-lo tamb√©m, caso voc√™ seja do time que s√≥ gosta do caldo.

Como para algumas pessoas o feijão causa gases (que já são mais frequentes de qualquer forma durante a gravidez), diminua a frequência do consumo se não estiver fazendo bem para você. Aí você pode experimentar com outras leguminosas também bem nutritivas, como soja, grão-de-bico ou lentilha.


P√£o integral

O pão integral apresenta as mesmas propriedades de vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro do que o pão branco, com a vantagem de os benefícios serem em quantidades mais significativas.

Possui ainda fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino (boa notícia para qualquer grávida que sofre de prisão de ventre), controle do colesterol e maior sensação de saciedade -- só não vale abusar dos recheios gordurosos e calóricos demais. Utilize pouca manteiga e dê um gostinho diferente, de vez em quando, com geleia.

Você pode também fazer uma gostosa pasta de ricota batida no liquidificar com ervas (manjericão, orégano e alecrim), uma pitada de sal e um fio de azeite. Passe essa espécie de patê no pão e coma com alface, tomate e cenoura ralada.

Mesmo sendo um √≥timo alimento, n√£o exagere no consumo de p√£o integral (n√£o ultrapasse quatro fatias), pois, al√©m de aumentar o total de calorias, subst√Ęncias chamadas de fitatos presentes em sua composi√ß√£o podem impedir a absor√ß√£o de alguns minerais como o c√°lcio e o zinco.


Aveia

A aveia auxilia o sistema imunol√≥gico a se manter ativo, algo important√≠ssimo durante a gesta√ß√£o, quando h√° uma baixa natural da imunidade da mulher e, portanto, uma maior suscetibilidade a doen√ßas e infec√ß√Ķes.

Assim como o feij√£o, a aveia √© tamb√©m rica em fibras sol√ļveis, do tipo que "limpam" as art√©rias do corpo e ajudam a reduzir taxas do colesterol ruim (LDL). Pode ser classificada como um verdadeiro coquetel mineral por conter c√°lcio, ferro, pot√°ssio, s√≥dio, f√≥sforo, sel√™nio e zinco.

A recomenda√ß√£o de consumo √© de 20 a 30 gramas ao dia, sendo que uma colher de sopa tem em m√©dia 20 gramas. O farelo de aveia √© a forma mais nutritiva de ingerir o alimento, que pode ser adicionado a frutas, iogurtes e vitaminas, al√©m de prepara√ß√Ķes salgadas, como sopas e saladas (em algumas regi√Ķes do pa√≠s j√° existe √† venda granola salgada justamente para essa finalidade).


Castanhas do par√°

Voc√™ n√£o √© l√° muito f√£ de peixe ou de ovos, mas, ainda assim, quer incluir o t√£o falado √īmega-3 na sua alimenta√ß√£o porque ele √© importante para o desenvolvimento do c√©rebro do beb√™?

Então experimente incluir um lanchinho com três ou quatro castanhas do pará sempre que possível no seu dia. Outro jeito gostoso é acrescentá-las picadas na salada ou no sorvete para um crocante a mais.

Nessa mesma categoria, das oleaginosas, estão também as nozes, amêndoas e castanhas de caju, torradas ou cruas. Procure comprar qualquer uma delas sem adição de sal, para não correr o risco de sua pressão arterial subir.

"Cuidado também para não exagerar na quantidade, já que, como o próprio nome diz, oleaginosas possuem grande quantidade de gordura e isso pode gerar ganho de peso indesejado".


Iogurte

A maioria dos iogurtes √© extremamente saud√°vel e nutritiva, mas os melhores s√£o os que cont√™m pouca ou nenhuma quantidade de a√ß√ļcar e os desnatados. √Č bom lembrar tamb√©m que iogurte e sobremesa l√°ctea (normalmente de chocolate!) s√£o produtos diferentes.

Cuidado com as vers√Ķes light e diet dos iogurtes, j√° que, para manter o paladar adocicado, elas recebem ado√ßantes, cujo consumo na gravidez ainda gera discuss√Ķes, dependendo de sua composi√ß√£o.

Os dois principais nutrientes do iogurte são a proteína, fundamental para a construção das células do corpo do bebê, e o cálcio, vital para a formação dos ossos e dentes. Iogurtes do tipo "grego" são ainda mais recomendados porque costumam ter o dobro de proteína que os iogurtes comuns.

Além disso, as bactérias naturalmente presentes no iogurte são excelentes para equilibrar a flora intestinal e também evitam o crescimento de micro-organismos indesejáveis que causam doenças.

Se você não gosta do gosto do iogurte natural, experimente misturar a ele um pouquinho de mel e frutas frescas picadas, ou então preparar uma bebida bem nutritiva com iogurte batido no liquidificador, frutas, mel e umas colheradas de aveia.


Couve manteiga

Quem diria que uma verdura das mais despretensiosas pudesse ser tamanha fonte de nutrição? A couve contém mais ferro e cálcio que quase qualquer outra verdura, e seu alto teor de vitamina C aumenta a capacidade de absorção desses minerais pelo organismo.

√Č ainda excelente fonte de betacaroteno e vitamina E, de √°cido f√≥lico, ferro e pot√°ssio.

Servir couve com molho de limão ou com outras frutas cítricas na mesma refeição acelera a absorção de ferro e cálcio (se preferir, pode tomar uma limonada ou um suco de laranja). Para preservar as vitaminas A e C, é bom cozinhá-la rapidamente com pouca água. Outra forma de cozimento é só no vapor ou ainda em caldo para uma deliciosa sopa.
Comer couve crua, como salada, também é uma ótima opção.


Patinho (carne bovina magra)

Por conter grande quantidade de ferro, o patinho é um tipo de carne bastante indicado às mulheres grávidas na prevenção da anemia, uma doença nada incomum na gestação e que pode provocar cansaço e mal-estar.

O patinho √© uma carne que tem prote√≠nas de alto valor biol√≥gico para o crescimento saud√°vel de m√ļsculos, √≥rg√£os e todos os tecidos em forma√ß√£o do beb√™. Conta ainda com significativa concentra√ß√£o de vitaminas do complexo B, em especial a B12, essencial no desenvolvimento do sistema nervoso.

Prefira as prepara√ß√Ķes cozidas e assadas. Cortado em fatias, o patinho transforma-se em um dos melhores bifes que se pode conseguir a partir de carne bovina. √Č tamb√©m uma excelente op√ß√£o para fazer carne mo√≠da, alm√īndegas, bolo de carne e hamb√ļrguer caseiro.


Laranja

Possui grande quantidade de vitamina C , a qual, associada a algum alimento que seja fonte de ferro, auxilia na absorção desse mineral tão fundamental para qualquer gestante.

Al√©m de vitamina C, a laranja √© tamb√©m fonte de minerais como c√°lcio, ferro, f√≥sforo, vitamina A e pot√°ssio, auxiliando assim na defesa do organismo contra infec√ß√Ķes. Por ser rica em fibras, funciona como um regulador intestinal natural (coma com baga√ßo e tudo, incluindo a parte branca).

Como a vitamina C se oxida rapidamente, é preciso que você consuma laranjas imediatamente após descascar. No caso do suco, ele pode ser ingerido até duas horas depois do preparo para manter suas propriedades.

Fonte:http://brasil.babycenter.com/a5800049/conhe%C3%A7a-10-alimentos-superpoderosos-para-a-gravidez

A estação mudou, trazendo uma nova safra de alimentos. O outono é considerado a estação das frutas!


Todas as frutas são ricas em fibras e água, além de possuírem diferentes vitaminas e minerais. Para completar, a maioria apresenta pouquíssimas calorias.

Por isso, aproveite a abund√Ęncia do outono para incluir ou aumentar a quantidade di√°ria de frutas.

Ainda, lembre-se das vantagens de consumir os alimentos da estação:
Melhor qualidade
Maior sabor
Menor quantidade de agrotóxicos
Valores nutricionais potencializados
Preços mais baixos

Saiba quais são alguns dos alimentos da estação e os principais benefícios em usá-los:

Abacate ‚Äď fruta altamente cal√≥rica, rica em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulat√≥rio, o funcionamento intestinal e a pele. Al√©m disso, evita a fadiga mental, fornece energia e aumenta a disposi√ß√£o.

Caqui ‚Äď excelente fonte de vitamina E e C, fibras, betacaroteno (provitamina A) e licopeno , al√©m disso possui c√°lcio e ferro. Tem a√ß√£o antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce das c√©lulas) e atua na defesa do organismo. Tamb√©m √© essencial para a vis√£o, unhas e cabelos, e auxilia no desenvolvimento √≥sseo.


Ma√ß√£ - cont√©m vitaminas B1, B2 e niacina e minerais como ferro e f√≥sforo. √Č rica em pectina ‚Äď fibra sol√ļvel ‚Äď ajudando a manter as taxas de colesterol em n√≠veis aceit√°veis no organismo e quercetina, um flavonoide com a√ß√£o anti-inflamat√≥ria e antioxidante ajudando a diminuir o risco de problemas cardiovasculares e combatendo os radicais livres.

Tangerina - fonte fibras e de vitaminas A, B1 e C, e sais minerais como c√°lcio, pot√°ssio, s√≥dio, f√≥sforo e ferro. A vitamina C, junto com o c√°lcio e o f√≥sforo, s√£o essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sangu√≠neos. A vitamina C tamb√©m ajuda a combater infec√ß√Ķes, a aumentar a resist√™ncia do organismo e a absorver o ferro presente em outros alimentos.

Coco - O valor nutritivo da fruta varia de acordo com seu estado de matura√ß√£o (amadurecimento). De maneira geral, apresenta bom teor de sais minerais (pot√°ssio, s√≥dio, f√≥sforo e cloro) e fibras, importantes para o est√≠mulo da atividade intestinal.

Goiaba - rica em vitamina A, B1, C, c√°lcio, f√≥sforo, ferro e fibras insol√ļveis. N√£o cont√©m muito a√ß√ļcar, gordura e calorias. Auxilia no combate a infec√ß√Ķes e hemorragias; fortifica os ossos, os dentes e o m√ļsculo card√≠aco; melhora a cicatriza√ß√£o e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento; regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso; e d√° maior resist√™ncia f√≠sica.

Laranja - rica em vitamina C, c√°lcio f√≥sforo e ferro. Melhora a imunidade e apresenta v√°rios antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflama√ß√Ķes e a bloquear as c√©lulas cancerosas. Cont√©m fibras, que auxiliam na diminui√ß√£o dos problemas intestinais, al√©m de dar energia.

Lim√£o - rico em flavon√≥ides c√≠tricos, como a vitamina C, tem importante fun√ß√£o antioxidante (combate os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns c√Ęnceres entre outras doen√ßas). Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatriza√ß√£o de feridas e fortifica as paredes dos capilares sangu√≠neos. Por ser antiss√©ptico, o lim√£o √© usado para tratar infec√ß√Ķes respirat√≥rias. A capacidade de extrair e dissolver ajuda no tratamento de fur√ļnculos e abscessos. Estimula o f√≠gado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com √°gua.

Maracuj√° -  fruta de alto valor nutritivo. Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), cont√©m tamb√©m quantidades razo√°veis de sais minerais como ferro, c√°lcio e f√≥sforo. Funciona como um calmante suave. As suas sementes s√£o poderosos verm√≠fugos. A vitamina C d√° resist√™ncia aos vasos sangu√≠neos, evita a fragilidade dos ossos e m√° forma√ß√£o dos dentes, age contra infec√ß√Ķes e ajuda a cicatrizar os ferimentos. As vitaminas do complexo B t√™m como fun√ß√£o evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, al√©m de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos. C√°lcio e f√≥sforo s√£o os minerais que participam da forma√ß√£o de ossos e dentes, da constitui√ß√£o muscular e da transmiss√£o normal dos impulsos nervosos. J√° o ferro contribui para a boa forma√ß√£o do sangue.

Melancia -  cont√©m alto teor de √°gua, o que ajuda na hidrata√ß√£o. Apresenta vitaminas do complexo B e sais minerais, como c√°lcio, f√≥sforo e ferro. Tem propriedades diur√©ticas.

Pêra - rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Pode ser utilizada para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e na formação dos ossos e dentes.

Pinha -  tamb√©m conhecida como fruta-do-conde, √© fonte de vitaminas C e do complexo B, importantes no metabolismo de prote√≠nas, carboidratos e gorduras.

Mandioquinha ‚Äď cont√©m niacina, vitamina A e √© tamb√©m uma fonte importante de energia devido ao seu teor de carboidrato (quase 19 g em 100 g de mandioquinha cozida). Al√©m disso, cont√©m f√≥sforo ‚Äď importante para a manuten√ß√£o do metabolismo √≥sseo ‚Äď e mangan√™s que, dentre v√°rias fun√ß√Ķes, atua como antioxidante. Estudos apontam uma poss√≠vel correla√ß√£o entre baixo consumo de mangan√™s e agravo de sintomas da TPM, como dor e mau humor.

Abobrinha ‚Äď possui baixo valor cal√≥rico, √© rica em betacaroteno, vitamina C e sais minerais c√°lcio, f√≥sforo e ferro. Sua casca √© rica em fibras e, por isso, n√£o deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos. Assegura ao intestino um bom funcionamento e a presen√ßa de betacaroteno oferece prote√ß√£o antioxidante.

Berinjela ‚Äď cont√©m antocianina, presente na casca da berinjela, atuando como antioxidante, associado √† redu√ß√£o do LDL (colesterol ‚Äúruim‚ÄĚ), preven√ß√£o de trombose, c√Ęncer e doen√ßas cr√īnicas n√£o transmiss√≠veis.

Portanto, aproveite as delícias do outono em saladas coloridas e em pratos quentinhos e leves como sopas, caldos e cremes, mantendo uma alimentação saudável independentemente da estação do ano!

 


Fonte: Ceagesp

Quais s√£o os benef√≠cios √† sa√ļde que cada alimento pode trazer e os cuidados na hora de consumi-los



Na praia, alimentar-se corretamente, principalmente durante o dia, est√° longe de ser uma prioridade. A solu√ß√£o acaba sendo encontrada nos quiosques e ambulantes que passam vendendo por√ß√Ķes dos mais variados alimentos.

Como a preocupa√ß√£o da esta√ß√£o √© manter o corpo em forma, muito se fala das calorias dessas op√ß√Ķes, mas seus benef√≠cios √† sa√ļde s√£o raramente mencionados. Para inverter esse racioc√≠nio, selecionamos os alimentos mais consumidos nos dias de calor e apontamos quais os pontos positivos de cada um, sem deixar de lado, √© claro, quais os cuidados necess√°rios.

Camar√£o, ostra e marisco

Quer uma opção saudável e com quase nada de carboidrato? Aposte nesse trio! O camarão, a ostra e o marisco, são ricos em vitaminas A, B, C e D.

Al√©m disso, tamb√©m s√£o uma √≥tima fonte de √īmega 3, nutriente que auxilia na preven√ß√£o do dep√≥sito de gordura nas art√©rias do cora√ß√£o, ajudando a manter a sa√ļde desse √≥rg√£o. ‚ÄúPor virem do mar, s√£o ricos em iodo, que previne disfun√ß√Ķes da tireoide e o b√≥cio‚ÄĚ, afirma Brigitte Olichon, professora de nutri√ß√£o da Faculdade de Medicina de Petr√≥polis , no Rio de Janeiro.

Também possuem zinco e cobre, minerais essenciais para o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e prevenindo males como Parkinson, Alzheimer e enxaqueca, completa.

O camar√£o, em particular, √© uma fonte √≥tima de sel√™nio, capaz de neutralizar os efeitos dos radicais livres, principal causa de c√Ęncer de pele, e tem muita vitamina B12, importante para o bom funcionamento das c√©lulas. Sua casca cont√©m fibras insol√ļveis que, teoricamente, ajudam a normalizar o tr√Ęnsito intestinal e prevenir a constipa√ß√£o. Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aconselha a comer a cabe√ßa e a cauda, por serem as partes mais ricas em nutrientes.

Aten√ß√£o: O principal cuidado √© a higiene e as condi√ß√Ķes de armazenamento do local onde ir√° compr√°-los. ‚ÄúS√£o alimentos f√°ceis de serem servidos, mas complicados de serem conservados. E, se estragados, s√£o perigosos porque podem fazer muito mal √† sa√ļde‚ÄĚ, alerta Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia. ‚ÄúAs ostras precisam estar com bastante gelo em volta e √© preciso observar a presen√ßa de areia dentro da concha‚ÄĚ.

Al√©m disso, tamb√©m s√£o uma √≥tima fonte de √īmega 3, nutriente que auxilia na preven√ß√£o do dep√≥sito de gordura nas art√©rias do cora√ß√£o, ajudando a manter a sa√ļde desse √≥rg√£o. ‚ÄúPor virem do mar, s√£o ricos em iodo, que previne disfun√ß√Ķes da tireoide e o b√≥cio‚ÄĚ, afirma Brigitte Olichon, professora de nutri√ß√£o da Faculdade de Medicina de Petr√≥polis , no Rio de Janeiro.

Também possuem zinco e cobre, minerais essenciais para o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e prevenindo males como Parkinson, Alzheimer e enxaqueca, completa.

O camar√£o, em particular, √© uma fonte √≥tima de sel√™nio, capaz de neutralizar os efeitos dos radicais livres, principal causa de c√Ęncer de pele, e tem muita vitamina B12, importante para o bom funcionamento das c√©lulas. Sua casca cont√©m fibras insol√ļveis que, teoricamente, ajudam a normalizar o tr√Ęnsito intestinal e prevenir a constipa√ß√£o. Pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aconselha a comer a cabe√ßa e a cauda, por serem as partes mais ricas em nutrientes.

Aten√ß√£o: O principal cuidado √© a higiene e as condi√ß√Ķes de armazenamento do local onde ir√° compr√°-los. ‚ÄúS√£o alimentos f√°ceis de serem servidos, mas complicados de serem conservados. E, se estragados, s√£o perigosos porque podem fazer muito mal √† sa√ļde‚ÄĚ, alerta Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia. ‚ÄúAs ostras precisam estar com bastante gelo em volta e √© preciso observar a presen√ßa de areia dentro da concha‚ÄĚ.

Quando o vendedor passa, basta uma olhadela para aquela casquinha crocante de queijo derretido e fica quase imposs√≠vel resistir. Ainda mais se for acompanhado de uma cerveja bem gelada, a dupla se torna quase imbat√≠vel no litoral. O queijo √© um dos derivados do leite e, portanto, grande fonte de prote√≠na e c√°lcio, essencial para os ossos, dentes e m√ļsculos. ‚ÄúInclusive o cora√ß√£o‚ÄĚ, diz Brigite. √Č um √≥timo aliado na preven√ß√£o do c√Ęncer de pele, completa a professora de nutri√ß√£o.

Aten√ß√£o: No entanto, os especialistas alertam para a quantidade de sal presente neste alimento, o que o torna contraindicado para hipertensos, obesos, mulheres com reten√ß√£o de l√≠quido e pessoas com insufici√™ncia renal ou c√°lculos. ‚Äúpode causar constipa√ß√£o intestinal , piorar quadros de artrite, sinusite e enxaqueca‚ÄĚ, alerta Brigite Olichon.

Amendoim

O amendoim tem muita gordura monoinsaturada, boa para o cora√ß√£o, e pouca caloria, afirma Cristiano Merheb. O consumo regular √© capaz de reduzir o triglic√©rides e melhora a qualidade da dieta. Tamb√©m cont√©m ‚Äúvitamina E e sel√™nio, capazes de proteger as art√©rias contra ataques do colesterol, al√©m de boro, mineral respons√°vel pela atividade el√©trica do c√©rebro, aumentando a vivacidade mental e prevenindo doen√ßas degenerativas‚ÄĚ, diz Brigitte.

Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade da Fl√≥rida descobriram que o amendoim tem tanto antioxidante quanto as frutas, al√©m de conter altas taxas de polifenois. √ą uma fonte excelente de beta-sitosterol, nutriente que tem propriedade anticancer√≠gena.

Aten√ß√£o: √Č contraindicado para quem tem propens√£o a c√°lculos renais, enxaqueca, herpes e alergia alimentar, prestando aten√ß√£o na quantidade de sal e gordura presentes. Deve-se observar tamb√©m se o amendoim est√° com aspecto duvidoso, murcho. Ele pode ter sido contaminado e, nesses casos, produz uma subst√Ęncia t√≥xica.

Milho Cozido

Da mesma fam√≠lia do arroz e do trigo, o milho √© um alimento pobre em prote√≠nas, mas rico em carboidratos e gorduras. ‚ÄúTem atividade anticancer√≠gena e antiviral e aumenta o estrog√™nio; tem boa quantidade de fibras, o que ajuda o tr√Ęnsito intestinal e dificulta a absor√ß√£o de a√ß√ļcares, sendo portanto indicada para diab√©ticos e aqueles que precisam perder peso‚ÄĚ, revela a professora de nutri√ß√£o.

Ele tamb√©m √© rico em √°cido pantot√™nico, uma tipo de vitamina B essencial para o metabolismo, principalmente quando a pessoa est√° sob estresse. Cem gramas de milho s√£o capazes de suprir 14% da necessidade di√°ria dessa subst√Ęncia.

Atenção: Mas a especialista alerta que o milho é altamente alergênico, sendo a causa de vários quadros como artrite reumatóide, síndrome do cólon irritável, epilepsia e enxaqueca, sobretudo em crianças. Também deve-se atentar para a quantidade de sal e evitar a manteiga, por aumentar muito seu teor calórico.

1. Organize com antecedência o acompanhamento da gravidez
Um bom acompanhamento durante a gravidez √© essencial para a sa√ļde do seu beb√™. Se voc√™ organizar o seu pr√©-natal ter√° meses para construir um bom relacionamento com a sua obstetra ou com o seu m√©dico e preparar-se para o parto.

2. Alimente-se bem
√Č importante ter uma dieta equilibrada e saud√°vel. Consulte a sua obstetra, nutricionista ou o seu m√©dico, especialmente se n√£o tiver vontade de comer certos tipos de alimento durante a gravidez.

3. Cuidado com a higiene da comida
√Č melhor evitar, durante a gravidez, certos alimentos que podem trazer risco √† sa√ļde do seu beb√™.
N√£o coma, por exemplo:
‚ÄĘ alguns tipos de queijo amanteigado
‚ÄĘ carne mal passada ou crua
‚ÄĘ saladas e vegetais n√£o lavados
‚ÄĘ carne de frango mal passada e ovos crus ou pouco cozidos
Solicite ao seu m√©dico, nutricionista ou √† sua obstetra mais informa√ß√Ķes sobre os alimentos que s√£o seguros para consumo na gravidez.

4. Tome ácido fólico e coma peixe
O √°cido f√≥lico √© essencial na gravidez para ajudar a prevenir a espinha b√≠fida e outras m√°s-forma√ß√Ķes nos beb√™s. Toda a mulher que planeja uma gravidez √© aconselhada a ingerir um suplemento di√°rio de 400 mcg de √°cido f√≥lico durante os tr√™s primeiros meses da gesta√ß√£o. O √°cido f√≥lico tamb√©m pode ser encontrado em vegetais e em alguns cereais matinais.
Os peixes gordurosos (como arenque, cavala, salmão ou sardinha) fazem bem ao bebê em desenvolvimento, mas não é recomendável que se coma mais do que duas vezes por semana. No entanto, você pode comer outros tipos de peixe na quantidade que quiser. Se você não gosta de peixe, existem suplementos de óleo de peixe, mas confira se a marca é recomendada para mulheres grávidas.

5. Faça exercícios regularmente
O exerc√≠cio pode fornecer a for√ßa que voc√™ precisar√° para carregar o peso que vai ganhar durante a gesta√ß√£o e para suportar o trabalho de parto. Tamb√©m pode fazer com que seja mais f√°cil voltar √† forma ap√≥s o nascimento da crian√ßa. O exerc√≠cio pode ainda fortalecer o seu √Ęnimo e ajudar a evitar a depress√£o durante a gravidez. Tente exerc√≠cios leves como caminhar, nadar ou praticar yoga.

6. Comece a fazer exercícios pélvicos
√Č muito comum as mulheres que est√£o gr√°vidas ou que j√° tiveram filhos sofrerem perda de urina quando espirram, riem ou fazem exerc√≠cio. Voc√™ pode evitar que isso ocorra fazendo regularmente os exerc√≠cios para os m√ļsculos p√©lvicos, iniciando antes de engravidar ou durante a gravidez. Pe√ßa mais informa√ß√Ķes √† sua obstetras ou ao seu m√©dico.

7. Modere a ingest√£o de √°lcool
Como todo o álcool que você bebe chega rapidamente ao seu bebê através da corrente sanguínea, é aconselhável que você corte totalmente o consumo de álcool. Mas, se decidir beber, limite-se a uma ou duas doses, não mais do que uma ou duas vezes por semana. Uma dose de álcool equivale, aproximadamente, a:
‚ÄĘ cerca de 200 ml ou meio copo de cerveja comum, cerveja leve ou cidra
‚ÄĘ uma ta√ßa pequena de vinho
Mulheres que bebem bastante, (mais do que seis doses por dia) durante a gestação, correm mais risco de dar à luz um bebê com problemas que vão desde a dificuldade de aprendizagem, até defeitos congênitos mais sérios.

8. Reduza o consumo de cafeína
Caf√©, ch√° e refrigerantes cont√™m cafe√≠na: subst√Ęncia que pode afetar a absor√ß√£o de ferro pelo corpo. Altos n√≠veis de cafe√≠na t√™m sido relacionados ao nascimento de beb√™s de baixo peso e √† ocorr√™ncia de abortos espont√Ęneos.. Entretanto √© aconselh√°vel que voc√™ corte com a cafe√≠na. Tente o caf√© e o ch√° descafeinados, sumos de frutas ou √°gua mineral com gotas de lima ou de lim√£o.

9. Pare de fumar
Mulheres fumantes correm mais risco de sofrer aborto, de ter um parto prematuro ou de dar √† luz um beb√™ nado-morto. Tamb√©m aumenta o √≠ndice de morte s√ļbita do rec√©m-nascido (mal do ber√ßo ou SMSI). √Č melhor parar de fumar antes mesmo de tentar engravidar, mas qualquer redu√ß√£o no n√ļmero de cigarros di√°rios j√° dar√° mais chances ao seu beb√™.

10. Descanse um pouco
O cansaço que você sente no início e no final da gravidez é a maneira que o seu corpo tem de pedir para você ir mais devagar. Uma sesta no meio do dia faz bem à grávida e ao seu bebê. Se você não conseguir dormir, coloque os seus pés para cima e relaxe por 30 minutos ou mais.