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Um estudo americano sugere que as pessoas tendem a optar por refei√ß√Ķes menos cal√≥ricas quando frequentam restaurantes que trazem em seus card√°pios a quantidade de exerc√≠cio necess√°rio para queimar as calorias dos alimentos.
Segundo os cientistas responsáveis pela pesquisa, para estimular pessoas a controlarem melhor seu peso, seria mais eficiente informar a elas como podem queimar as calorias de um cheeseburguer, por exemplo, do que simplesmente informá-las quantas calorias o sanduíche contém.
A pesquisa, conduzida por uma equipe da Universidade Cristã do Texas, dividiu 300 voluntários com idade entre 18 e 30 anos em três grupos aleatórios.
Um recebeu um menu sem as informa√ß√Ķes cal√≥ricas; o segundo recebeu card√°pios que continham o n√ļmero de calorias de cada alimento, e o terceiro foi informado tanto sobre as calorias do alimento quanto sobre a quantidade de exerc√≠cio necess√°rio (em tempo de caminhada r√°pida) para queimar suas calorias.
No final, as pessoas do grupo que recebeu os menus com as informa√ß√Ķes sobre exerc√≠cios f√≠sicos pediram refei√ß√Ķes menores e comeram menos, consumindo em m√©dia cem calorias a menos do que as outras.


Benefícios
As pesquisadoras Meena Shah e Ashlei James explicam que todos os menus continham a mesma sele√ß√£o de alimentos e bebidas, que inclu√≠a hamb√ļrgueres, sandu√≠ches, salada, batata frita, refrigerantes e √°gua. Nenhum dos volunt√°rios estava ciente dos objetivos da pesquisa.
"Este é o primeiro estudo que reflete sobre os efeitos de mostrar quantos minutos de caminhada rápida são necessários para queimar as calorias contidas nos alimentos consumidos. A pesquisa sugere que há benefícios", diz Meena Shah.
Os cientistas destacam o fato de que a caminhada rápida é um tipo de exercício que tem um grande apelo, já que é de fácil execução.
Shah, por√©m, ressalta que n√£o √© poss√≠vel extrapolar as conclus√Ķes para a popula√ß√£o com mais de 30 anos. Por isso, mais pesquisas, envolvendo pessoas mais velhas, ainda s√£o necess√°rias.
Contagem de calorias
Victoria Taylor, nutricionista da Funda√ß√£o Brit√Ęnica do Cora√ß√£o, uma organiza√ß√£o n√£o-governamental que realiza campanhas de conscientiza√ß√£o sobre os males card√≠acos, diz que √© muito claro que a inclus√£o das informa√ß√Ķes sobre op√ß√Ķes mais saud√°veis e conte√ļdo nutricional ajuda as pessoas a tomarem melhores decis√Ķes ao pedirem refei√ß√Ķes em um restaurante.
Mas a especialista diz que as medidas s√£o insuficientes.
"Enquanto mostrar a quantidade de exercício necessária para queimar calorias é uma ideia interessante, uma dieta saudável para o coração inclui mais do que apenas contar as calorias", diz Taylor.
Ela acrescenta que os "restaurantes tamb√©m podem implementar outras medidas para tornar as refei√ß√Ķes mais saud√°veis ao servirem tamanhos de por√ß√Ķes mais apropriados e reduzirem a quantia de sal, gordura saturada e a√ß√ļcar em seus pratos".
"Tanto ao comer fora quanto em casa, uma dieta balanceada com muitas frutas e vegetais é a melhor maneira de proteger seu coração".

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/estudo-sugere-informar-exercicios-e-nao-calorias-para-estimular-dieta-1.html

Ningu√©m gosta de desperdi√ßar comida. √Č por isso que, normalmente, o que sobra de uma refei√ß√£o em casa costuma ir para a geladeira. Mas, se antes ou depois disso os alimentos forem deixados em temperatura ambiente por mais de duas horas, come√ßa o desenvolvimento de bact√©rias que podem causar contamina√ß√Ķes.

Para explicar melhor o que acontece com a comida fora da refrigera√ß√£o e o que fazer para evitar problemas de sa√ļde, o Bem Estar desta segunda-feira (25) convidou o infectologista Caio Rosenthal e a bi√≥loga especializada em alimentos Karen Signori.

O maior perigo √© quando os micro-organismos invasores s√£o patog√™nicos, ou seja, n√£o alteram o sabor nem o visual do prato. Eles se multiplicam a cada 20 minutos: por isso, o ideal √© separar as sobras em vasilhas pequenas ‚Äď que favorecem o congelamento integral do conte√ļdo ‚Äď e coloc√°-las sempre na geladeira. Dessa forma, na hora de resfriar as por√ß√Ķes e esquent√°-las, tudo ser√° aproveitado.

Se o alimento ainda estiver quente, guarde-o na geladeira com uma parte destampada ‚Äď de prefer√™ncia em recipiente de vidro ‚Äď , e s√≥ tampe-o quando estiver resfriado. Isso porque as got√≠culas de √°gua que surgem aumentam a umidade interna do pote e facilitam o crescimento de bact√©rias. E √© importante deixar a embalagem fechada para evitar a contamina√ß√£o cruzada entre produtos crus e cozidos.

Para saber exatamente quantas bactérias há nos alimentos que ficam até 3 horas fora da geladeira, o programa levou algumas amostras de arroz, feijão, frango e carne para análise em laboratório. Essa contagem só é possível após dois dias, que é o tempo necessário para os micro-organismos serem vistos a olho nu.

Segundo os especialistas, toda comida contém bactérias, e o que a deixa imprópria para o consumo é a quantidade e o tipo desses micróbios. Por isso, a manutenção da geladeira é importante, pois ela precisa estar bem vedada e gelar da forma correta. Também fique atento aos prazos de validade, que mudam depois que os produtos são abertos.

Rosenthal destacou que as bact√©rias t√≥xicas que crescem em vidros ou enlatados podem provocar o botulismo, uma doen√ßa neurol√≥gica grave. Se uma pessoa abrir um vidro de palmito e ele estourar, √© sinal de que cont√©m a toxina botul√≠nica. Latas deformadas ou estufadas tamb√©m indicam a presen√ßa dessa subst√Ęncia.

No restaurante, o balcão de saladas deve ser ligado com no mínimo uma hora de antecedência, para que atinja a temperatura correta. Também pode ser colocado gelo em volta dos recipientes, para manter o alimento resfriado.

Panos
Outro perigo na cozinha é usar um pano para secar áreas diferentes. Dessa forma, a contaminação de um local sujo vai para outro limpo.

Fonte:G1.com.br

 

Quem sente azia e queima√ß√£o com frequ√™ncia sabe que at√© o prazer de comer diminui. Isso porque, logo ap√≥s a refei√ß√£o, a digest√£o n√£o ocorre da forma correta e o suco g√°strico do est√īmago sobe em dire√ß√£o ao es√īfago. √Č a√≠ que vem a queima√ß√£o.

Estima-se que 20% da popula√ß√£o em geral sofra continuamente de refluxo ‚Äď quando o esf√≠ncter entre o est√īmago e o es√īfago se abre e o √°cido sobe ‚Äď e que 40% ter√£o os sintomas pelo menos uma vez na vida.

Segundo os cirurgi√Ķes do aparelho digestivo F√°bio Atui e S√©rgio Szachnowicz, a acidez do est√īmago serve para digerir os alimentos, mas causa problemas quando vai em dire√ß√£o ao es√īfago, que n√£o est√° preparado para receber esse l√≠quido.

Bebês e crianças pequenas costumam sofrer mais com o problema.

Fatores de risco
- Comer rápido e engolir grandes quantidades de comida de uma só vez

- Consumir muita gordura, alimentos √°cidos ou apimentados, cafe√≠na, chocolate, ch√°s, bebidas com g√°s, l√≠quidos durante as refei√ß√Ķes, e prote√≠nas sem o acompanhamento de carboidratos

- N√£o mastigar direito

- Deitar logo após comer

- Ser obeso ou estressado

Sintomas de refluxo
- Pigarro e rouquid√£o podem ser sinais da doen√ßa, indicando que as vias a√©reas foram agredidas pelo conte√ļdo √°cido do est√īmago

Anti√°cidos
- Antiácidos são como uma "loção calmante" para quem se queimou muito no sol. Apenas aliviam o desconforto, mas não previnem a queimadura

- Esses produtos cont√™m uma subst√Ęncia b√°sica que ajuda a anular o efeito √°cido do suco g√°strico

- Os rem√©dios mais eficientes inibem o bombeamento de √°cido para o est√īmago

- Ingerir leite gelado, porém, pode aliviar a queimação na hora, mas depois vem um efeito rebote que aumenta a acidez estomacal. Isso porque proteínas em geral exigem um maior volume de suco gástrico para serem digeridas

 

Fonte: G1.com.br

 

Alimentos funcionais servem para enriquecer a dieta com subst√Ęncias capazes de prevenir o envelhecimento precoce, ajudar no funcionamento do intestino e reduzir a absor√ß√£o de gorduras pelo organismo.

Produtos como pães, iogurtes, aveia, margarinas, biscoitos e bebidas de soja são vendidos no mercado desde 1999 acrescidos de compostos como probióticos, prebióticos, fibras, fitoesteróis e antioxidantes.

Todos eles fazem bem √† sa√ļde, mas n√£o devem substituir o consumo di√°rio de alimentos frescos e naturais, como frutas, legumes e verduras. De acordo com o cirurgi√£o do aparelho digestivo F√°bio Atui, o ser humano j√° consome op√ß√Ķes funcionais h√° milhares de anos, incluindo na dieta bact√©rias boas presentes em queijos, massas, iogurtes e outras bebidas fermentadas.

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) verifica se esses alimentos atendem aos requisitos necess√°rios e permite que as embalagens contenham uma frase para destacar os benef√≠cios do conte√ļdo.

Porém, muitas marcas não trazem essa informação claramente ou vendem tão bem que nem divulgam que o alimento é funcional. Há, ainda, as que divulgam que o produto tem essa característica, embora não seja cientificamente comprovado.

 Segundo Atui e o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, no caso dos fitoester√≥is, √© recomendado consumir no m√°ximo 3 gramas por dia ‚Äď acima disso, n√£o h√° efeito. E esses produtos n√£o s√£o adequados para crian√ßas abaixo de 5 anos, gestantes e mulheres que amamentam.

J√° as fibras aumentam o bolo fecal e facilitam o tr√Ęnsito intestinal, mas devem ser aliadas a uma maior ingest√£o de √°gua. Se voc√™ quiser introduzir algum desses produtos na sua alimenta√ß√£o, pergunte a um m√©dico ou nutricionista.

Além disso, o telefone de atendimento do fabricante pode informá-lo sobre a linha de alimentos funcionais disponível em supermercados e lojas.

Para quem faz uso de medicamento contra o colesterol, lembre-se: alimentos funcionais não são remédio. Portanto, continue tomando o que o médico lhe prescreveu contra esse ou outros problemas.

 

Fonte: G1.com.br


A banana é produzida na maioria dos países tropicais e é uma das frutas mais consumidas no mundo, tendo o Brasil como o segundo maior produtor e o primeiro consumidor mundial. As variedades mais difundidas no Brasil são: Prata, Pacovan, Prata-anã, Maçã, Mydore, Terra e D’ Angola, além da Nanica e Nanicão voltadas principalmente à exportação.
A banana √© considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas al√©m de sua concentra√ß√£o de carboidratos e energia, tamb√©m apresenta elevadas propor√ß√Ķes de vitaminas e minerais.


A banana ainda verde √© considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conte√ļdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benef√≠cio do amido resistente √© similar ao da fibra alimentar, sendo que este n√£o √© digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo subst√Ęncias que servem como fonte de energia para a produ√ß√£o das bact√©rias ben√©ficas do nosso intestino, al√©m de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que √© respons√°vel pela absor√ß√£o adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de subst√Ęncias mal√©ficas.


Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no tr√Ęnsito intestinal adequado, atuando na preven√ß√£o e tratamento de quadros como diarr√©ia e constipa√ß√£o, al√©m de prevenir o desenvolvimento de doen√ßas como o c√Ęncer de intestino.


Al√©m de contribuir para a sa√ļde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos ben√©ficos ao organismo. A banana verde √© considerada um alimento de baixo √≠ndice glic√™mico, ou seja, sua digest√£o e absor√ß√£o s√£o mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os n√≠veis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de libera√ß√£o de insulina para que esta glicose entre na c√©lula, contribuindo ent√£o para a preven√ß√£o do desenvolvimento de diabetes, al√©m do ac√ļmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente tamb√©m atua na redu√ß√£o do colesterol, pela redu√ß√£o de sua produ√ß√£o pelo f√≠gado, e pelo aumento da sua elimina√ß√£o pelos √°cidos biliares. Desta forma, a banana verde pode tamb√©m ter uma importante fun√ß√£o na preven√ß√£o do desenvolvimento de doen√ßas do cora√ß√£o.


A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como preparar a biomassa:


1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com √°gua e sab√£o e enx√°g√ľe bem;

2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;

3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;

4. Espere o vapor escapar naturalmente. N√£o force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;

5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;

6. V√° aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. √Č importante que a polpa esteja bem quente, para n√£o esfarinhar;

7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;

8. Processe até obter uma pasta bem espessa;

Se n√£o for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco pl√°stico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitar√° de um reprocessamento.
Abaixo segue um exemplo de uma receita saud√°vel em que a biomassa pode ser adicionada:

Suco funcional:

- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.


Caso seja complicado prá você produzir a pasta da banana verde, dê preferência à farinha de banana verde, que pode ser encontrada em qualquer loja de produtos naturais.

Milho
√Č uma boa fonte de energia, pois cont√©m um alto teor de carboidratos, boas dosagens de prote√≠nas, √© rico em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Existe uma grande variedade de formas de apresentação do milho. São elas:

  • Molho fresco na espiga e milho na conserva, usado em prepara√ß√Ķes culin√°rias como pamonha, curau, sorvete, farofa, torta, entre outras.
  •    Amido de milho, usado em mingau, cremes, biscoitos.
  • Glucose, utilizado em caldas, molhos doces.
  • Milho para pipoca: a produ√ß√£o de pipoca constitui um m√©todo de coc√ß√£o do amido bastante diferente dos at√© aqui considerados. √Ä medida que os gr√£os de milho-pipoca s√£o aquecidos, o vapor-d‚Äô√°gua existente dentro deles se expande aumentado √† press√£o interna o suficiente para os gr√£os explodirem. As qualidades desej√°veis na pipoca s√£o: bom sabor, maciez e quase aus√™ncia de cascas. Essas qualidades dependem da variedade do milho, do seu conte√ļdo de umidade e do m√©todo de coc√ß√£o.
  • Milho de canjica, cereal pr√©-cozido e √≥leo de milho, usado para diversas prepara√ß√Ķes, de maior consumo no m√™s de junho, quando ocorrem t√≠picas festas juninas.

 

Aveia
A aveia √© um cereal, em geral, bastante valorizado por seu bom conte√ļdo prot√©ico, cal√≥rico e de fibras. Em flocos, farinha, flocos finos, pode ser consumida ao natural com frutas e com bebidas. Exemplos de prepara√ß√Ķes feitas com aveia: mingau, sopas, tortas salgadas e doces, biscoitos, p√£es e bolos.


Centeio
√Č um cereal de valor diet√©tico, rico em fibras, sais minerais e amino√°cidos essenciais, pobre em calorias. O gr√£o de centeio na forma de farinha tem cor escuta, devido √† tritura√ß√£o do gr√£o com a casca. Muito utilizado na prepara√ß√£o de p√£es, deve ser misturada com farinha de trigo porque possui pouco gl√ļten.


Cevada
Um gr√£o bastante nutritivo. Utilizada da mesma forma que o trigo em prepara√ß√Ķes como p√£es e massas, a cevada √© bastante utilizada para a obten√ß√£o do malte, que √© empregado para o preparo de cerveja e u√≠sque.

 

 

 

Sorgo
√Č um cereal de origem africana, que cresce em regi√Ķes semi√°ridas. Composto por prote√≠na, gordura, carboidratos, fibras, ferro, vitamina B1, B2. √Č um alimento de consumo humano, mas tamb√©m utilizado na alimenta√ß√£o de animais.

 

 

 


Painço
Também conhecido como milhete ou milho-painço, este cereal apresenta diversas espécies. Menor que o trigo e o arroz, com alto teor de fibras, também contém proteína, carboidrato e gordura.

 

 

Triticale
√Č o primeiro cereal criado pelo homem e que gerou um impacto econ√īmico significativo. Este cereal √© o resultado do cruzamento de dois cereais: o trigo e o centeio. √Č rico em amino√°cidos e algumas variedades de triticale s√£o ricas tamb√©m em prote√≠nas.


Amaranto

Extra√≠do de uma planta origin√°ria do Peru, tem a forma de uma pequena polinha, de cor bege, e de grande potencial nutritivo. Possui cerca de 15% de prote√≠nas, com qualidade biol√≥gica comparada a do leite e superior a de outros vegetais, como a soja e o feij√£o. O amaranto tamb√©m √© rico em fibras, e √© fonte de zinco, f√≥sforo e c√°lcio. Prepara√ß√Ķes como tortas podem ser feitas com amaranto, que pode ser consumido por pacientes cel√≠acos (intoler√Ęncia a alimentos √† base de trigo, aveia, centeio e cevada).

 


Trigo
O grão do trigo é composto de casca, gérmen e endosperma, sendo este ultimo o mais presente, na moagem, este é separado dos outros constituintes e moído para dar origem à farinha branca.

Deste cereal, o derivado nobre √© a farinha, que √© classificada comercialmente em fun√ß√£o da qualidade do seu gl√ļten.

Do trigo n√£o se obt√©m apenas a farinha. Outras formas do trigo que tamb√©m s√£o utilizadas na culin√°ria incluem: o trigo laminado, utilizado para quibe e salada; o trigo em gr√£os, usado para o preparo de sopas, saladas, refogados; a semolina 9resultado da moagem da parte nobre do trigo usado para panifica√ß√£o e massa), que √© rica em gl√ļten e o farelo do trigo, muito utilizado em receitas do segmento da alimenta√ß√£o naturalista.

Gl√ļten: √© um complexo prot√©ico, do qual se destacam a glutenina e a gliadina. Ele e respons√°vel pela quantidade de produtos de panifica√ß√£o, por exemplo. Quando a massa do p√£o que cont√©m gl√ļten √© sovada, ele se desenvolve. Com isso, o p√£o cresce e a massa torna-se mais el√°stica. H√° pessoas, entretanto, que t√™m intoler√Ęncia ao gl√ļten, chamados de cel√≠acos, e que devem privar-se de alimentos que apresentam este componente, por exemplo, bolos, massas etc, que contenham trigo, aveia, centeio e cevado em sua composi√ß√£o.


ANAHAD O'CONNOR
DO "THE NEW YORK TIMES‚ÄĚ

Parece ser senso comum que os alimentos com r√≥tulo "sem a√ß√ļcar" n√£o teriam nenhum efeito sobre os n√≠veis de a√ß√ļcar no sangue. Mas isso nem sempre √© verdade.

A maioria dos ado√ßantes artificiais sacarina, aspartame e sucralose, por exemplo, oferece a do√ßura do a√ß√ļcar, mas sem as calorias. Eles n√£o cont√™m carboidratos e, portanto, n√£o produzem nenhum efeito sobre o n√≠vel de a√ß√ļcar no sangue.
No entanto, esses ado√ßantes √†s vezes est√£o presentes em produtos "sem a√ß√ļcar" como outro substituto de a√ß√ļcar, os alco√≥is.
Os alco√≥is de a√ß√ļcar recebem este nome de sua estrutura, que se parece com um cruzamento entre uma mol√©cula de √°lcool e a√ß√ļcar, mas tecnicamente n√£o s√£o nenhum dois.

Empresas acrescentam esses alco√≥is a cada vez mais produtos "sem a√ß√ļcar", como biscoitos, chicletes, balas e chocolate. Para quem est√° tentando controlar o n√≠vel de a√ß√ļcar no sangue, isso pode ser tornar a interpreta√ß√£o dos r√≥tulos uma tarefa dif√≠cil.

Embora os alco√≥is de a√ß√ļcar forne√ßam menos calorias do que o a√ß√ļcar comum em geral cerca de 1,5 a 3 calorias por grama, em compara√ß√£o a 4 calorias por grama de a√ß√ļcar eles ainda podem aumentar levemente o n√≠vel de a√ß√ļcar no sangue.

De acordo com autoridades de sa√ļde, uma forma de contabiliz√°-los √© contar metade das gramas de alco√≥is de a√ß√ļcar num produto como carboidratos, j√° que aproximadamente metade do conte√ļdo de √°lcool de a√ß√ļcar √© de fato digerido.

Voc√™ pode identificar alco√≥is de a√ß√ļcar numa lista de ingredientes buscando palavras que terminam em "ol", como sorbitol, maltitol e xilitol. Em alimentos com r√≥tulos de "sem a√ß√ļcar" ou "sem adi√ß√£o de a√ß√ļcar", a quantidade exata de √°lcool de a√ß√ļcar deve ser listada separadamente nas informa√ß√Ķes nutricionais.

Assim, o conselho dos especialistas é ler bem o rótulo.

Fonte: Folha de S√£o Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/770503-adocantes-artificiais-podem-aumentar-nivel-de-acucar-no-sangue.shtml