Morelli NutriçãoMorelli NutriÁ„o

Busca

VocÍ procurou por: √©poca

Sua busca retornou '4' resultados.

Levar marmita para comer no trabalho √© muitas vezes mais saud√°vel, pr√°tico, seguro e barato do que ir a um restaurante. Segundo o mais recente √ćndice de Pre√ßos ao Consumidor (IPC), fazer refei√ß√Ķes fora de casa ficou 10% mais caro no √ļltimo ano.

Mas √© preciso tomar alguns cuidados, principalmente com o transporte e a conserva√ß√£o dos alimentos, para evitar problemas como intoxica√ß√£o. N√£o exagerar nas por√ß√Ķes, enchendo o recipiente at√© a borda, e colocar a comida na embalagem certa tamb√©m √© importante.

Segundo a nutricionista Rosana Raele e o endocrinologista Alfredo Halpern, h√° tipos de marmita para quem quer emagrecer, para os que desejam manter uma dieta saud√°vel e, ainda, para aqueles que gastam muita energia e precisam repor as calorias.

O tamanho ideal de um bife, como o programa já mencionou várias vezes, é o da palma da sua mão.

Al√©m disso, congelar o alimento ajuda a inativar as bact√©rias, explicaram os especialistas. Entre 10¬į C e 60¬į C, √© uma zona de perigo para a prolifera√ß√£o de micro-organismos. Por isso, √© importante deixar a marmita sempre na geladeira, abaixo dos 10¬į C. E, pouco antes de comer, aque√ßa o prato a pelo menos 70¬į C. Observe se a comida est√° quente no meio, para n√£o haver riscos.

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) orienta que alimentos cozidos n√£o fiquem expostos √† temperatura ambiente por mais de 2 horas.

Se voc√™ usar o forno micro-ondas, evite aquecer sua refei√ß√£o em um recipiente pl√°stico. Isso porque o produto cont√©m subst√Ęncias t√≥xicas, como o bisfenol A (dioxina), liberado quando submetido a altas temperaturas.

O bisfenol √© um ‚Äúdisruptor end√≥crino‚ÄĚ, ou seja, rompe o equil√≠brio e altera a fun√ß√£o de horm√īnios e gl√Ęndulas. Est√° associado a diversas doen√ßas, como diabetes e c√Ęncer de mama e pr√≥stata.

Dicas para uma marmita saud√°vel
- Escolha bem os alimentos
- Dispense as frituras e prefira carnes grelhadas, assadas ou cozidas
- Evite cremes à base de leite, pois estragam facilmente
- Monte a marmita em dois recipientes: um para as saladas cruas e outro com os alimentos cozidos ou refogados
- N√£o encha demais a vasilha, para n√£o criar o h√°bito de consumir mais que o necess√°rio
- Monte a marmita de acordo com a quantidade de um prato. A salada deve ocupar metade do total
- N√£o exagere num √ļnico grupo de alimentos. Por exemplo, se levar batata, n√£o precisa acrescentar arroz nem macarr√£o
- Use uma bolsa térmica para transportar a comida. Assim que chegar ao trabalho, guarde-a na geladeira e aqueça-a antes da refeição
- Tempere a salada na hora, para não murchar. Para isso, leve o tempero à parte
- Esquente a comida em um prato ou algum recipiente de vidro temperado que suporte a temperatura do micro-ondas
- Lave sempre sua marmita após o uso para não ficar com cheiro ou restos capazes de causar intoxicação alimentar
- Associe seu almoço a uma dieta saudável durante todo o dia

Marmita para perder peso
- Folhas com tempero (lim√£o, azeite, vinagre ou pouco sal)
- 3 colheres (sopa) de espinafre refogado e 2 colheres de abobrinha e cenoura refogadas
- 2 colheres (de servir) de arroz branco ou integral
- 1 filé de frango grelhado pequeno ou médio, com tomate (120 g) picadinho por cima
- Uma fruta da época como sobremesa (pera, maçã, banana ou caqui)

Valor calórico: 510 kcal

Marmita para manter uma dieta equilibrada
- Folhas com tempero (lim√£o, azeite, vinagre ou pouco sal)
- 4 colheres (sopa) de espinafre refogado e 3 colheres de abobrinha e cenoura refogadas
- 2 colheres (de servir) de arroz branco ou integral
- 1 concha média de feijão
- 1 filé de frango grelhado médio, com tomate (150 g) picadinho por cima
- Uma fruta da época como sobremesa (pera, maçã, banana ou caqui)

Valor calórico: 640 kcal

Marmita para quem gasta muita energia
- Folhas com tempero (lim√£o, azeite, vinagre ou pouco sal)
- 4 colheres (sopa) de espinafre refogado e 4 colheres (sopa) de abobrinha refogada com cenoura
- 4 colheres (de servir) de arroz branco ou integral
- 1 concha grande de feij√£o
- 1 filé de frango grelhado grande, com tomate (180 a 200 g) picadinho por cima
- Uma fruta da época como sobremesa (pera, maçã, banana ou caqui)

Valor calórico: 750 kcal

 

 

Fonte: G1.com.br

Na véspera de Natal e no Réveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.


Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.

O ideal √© diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do poss√≠vel combinar pratos mais cal√≥ricos e elaborados com saladas variadas (utilizar v√°rios vegetais folhosos como, por exemplo: alface americana, r√ļcula, agri√£o, repolho, etc.), pois promovem a sensa√ß√£o de saciedade.

D√™ prefer√™ncia √†s prepara√ß√Ķes assadas e grelhadas. Evite as frituras.

Cuidado com prepara√ß√Ķes a base se creme de leite, maionese, pois esses ingredientes s√£o bem cal√≥ricos.

Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos. Utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.

Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... Coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

Reaproveitar sobras de natal, no dia seguinte:

Nada de jogar fora as sobras da ceia. Podemos reaproveitar carnes, legumes e até salada, desde que não tenham maionese ou creme de leite.

O reaproveitamento deve ser feito ainda no dia 25 porque os alimentos j√° foram manipulados e n√£o podem ser guardados por muito tempo.


‚ÄĘ    Fa√ßa uma torta com os alimentos que sobraram


Ingredientes da Massa: 2 ovos, ¬Ĺ x√≠cara de √≥leo, 1 x√≠cara de leite, 2 x√≠caras de farinha de trigo, 1colher de sopa de fermento em p√≥,  sal e queijo ralado a gosto.


Recheio: Sobra de pernil, chester, peru desfiado; tomate picado, cenoura ralada, cebola, ervilha/milho, salsinha e sal a gosto. Misture todos os ingredientes e reserve.


Modo de preparo: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unta um refratário com margarina e farinha, despeje a massa no refratário e por cima coloque o recheio, salpique um pouco de queijo ralado e leve para assar em forno médio por 25 min, aproximadamente.


Alguns alimentos e suas calorias

Nozes: 2 unidades (10g) = 65,1 kcal
Castanha do Par√°: 2 unidades (8g) = 52,4kcal
Pistache: 8 unidades (10g) = 57,7 kcal
Avel√£: 10 unidades (10g) = 62,8 kcal
Castanha de caju torrada e s/ sal: 5 unidades (12,5g) = 71,75 kcal
Panetone: ¬Ĺ fatia (40g) = 147,5 kcal; light: ¬Ĺ fatia (40g) = 110 kcal
Peru: Peito assado ‚Äď 1 peda√ßo pequeno (120g) = 210 kcal
Chester: 1 fatia (20g) = 41 kcal
Tender:  2 fatias (50g) = 105 kcal

Um Guia para a Escolha dos Alimentos

Visando promover a sa√ļde e os h√°bitos alimentares saud√°veis, as principais orienta√ß√Ķes sobre alimenta√ß√£o foram reunidas em um guia alimentar. Adotou-se a forma gr√°fica da pir√Ęmide para veicula√ß√£o de informa√ß√Ķes contidas nesse guia, como o estabelecimento de n√≠veis e por√ß√Ķes.
A Pir√Ęmide Alimentar √© um guia que nos ajudam na escolha dos alimentos. Auxilia a planejar as refei√ß√Ķes di√°rias de maneira adequada, balanceada e saud√°vel.
A apresenta√ß√£o dos alimentos em grupos permite uma associa√ß√£o mais f√°cil dos alimentos por nomes populares e as respectivas por√ß√Ķes em unidades ou medidas caseiras, ou seja, na forma como cada um de n√≥s costuma comer o alimento considerando o nutriente-fonte principal (p. ex., uma fatia de mam√£o: grupo das frutas ‚Äď fonte de vitaminas e minerais).

A Pir√Ęmide √© composta por 8 grupos:

‚ÄĘ Grupo do P√£o, Arroz, Batata e Tub√©rculos:
Esse grupo comp√Ķe a base da pir√Ęmide, s√£o os alimentos fonte de energia para nosso corpo, √© esses alimentos que nos d√£o energia para, andar, correr, trabalhar, fazer nossas atividades di√°rias. D√™ prefer√™ncia aos alimentos integrais, pois s√£o ricos em fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino e d√£o sensa√ß√£o de saciedade.

‚ÄĘ Grupo das Verduras e Legumes:
Esse grupo localiza-se na pir√Ęmide, acima do grupo de cereais, √© o grupo dos reguladores, que fornecem vitaminas, minerais e fibras. Colaboram na manuten√ß√£o e no bom funcionamento do organismo, evitando e ajudando a combater doen√ßas como gripes e resfriados.

‚ÄĘ Grupo das Frutas:
Também fazem parte dos reguladores e são fonte de vitaminas, minerais e fibras. Colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo, evitando e ajudando a combater doenças como gripes e resfriados. Dê preferência as frutas da época, pois além de mais baratas, são mais saborosas.


‚ÄĘ Grupo das Leguminosas
Esse grupo situa-se na parte central da pir√Ęmide, s√£o conhecidos como alimentos construtores. S√£o os alimentos compostos por prote√≠nas de origem vegetal, contem fibras e ferros. S√£o encontradas no feij√£o, ervilha, soja, lentilha.

‚ÄĘ Grupo do Leite e Derivados:
Tamb√©m situado na parte central da pir√Ęmide, al√©m de serem fontes de prote√≠nas s√£o fontes de c√°lcio e f√≥sforo, minerais importantes para manter os ossos saud√°veis.

‚ÄĘ Grupo das Carnes, Frangos, Peixes e Ovos:
Encontrado na parte central da pir√Ęmide, s√£o alimentos construtores, fontes de prote√≠nas de origem animal, sendo essenciais para o crescimento, formando o corpo, ossos, pele, dentes, unhas, cabelos, etc. Al√©m disso, s√£o fontes de ferro, importantes na preven√ß√£o da anemia.

‚ÄĘ Grupo dos √ďleos e Gorduras:
Este grupo encontra-se no topo da pir√Ęmide alimentar, indicando que devem ser consumidos com modera√ß√£o, pois o excesso pode trazer riscos para a sa√ļde. Conhecido com alimentos energ√©ticos extra. S√£o respons√°veis por dar sabor aos alimentos, mas, por serem altamente cal√≥ricos, em excesso podem causar a obesidade al√©m de aumentar o colesterol ruim (LDL). S√£o encontrados em √≥leos, sementes oleaginosas (amendoim, castanha, nozes, avel√£), manteiga e margarina e derivados destes.

‚ÄĘ Grupo dos A√ß√ļcares e Doces:
Tamb√©m se encontra no topo da pir√Ęmide alimentar, indicando que devem ser consumidos com modera√ß√£o devido ao seu alto valor cal√≥rico e baixo valor nutricional, pois o excesso pode trazer riscos para a sa√ļde. Conhecido com alimentos energ√©ticos extra. S√£o encontrados em alimentos como mel, doces, a√ß√ļcares.

Além dos grupos é importante ressaltar:

√Āgua
A √°gua tamb√©m faz parte de uma boa alimenta√ß√£o. Ela desempenha um papel essencial em quase todas as fun√ß√Ķes do corpo humano. √Č utilizada para digest√£o e absor√ß√£o, para o transporte de nutrientes, ajuda a manter a temperatura do corpo est√°vel. Tem ainda grande import√Ęncia na preven√ß√£o da desidrata√ß√£o, como tamb√©m para evitar a sobrecarga renal e a constipa√ß√£o intestinal.
Os adultos necessitam ingerir em m√©dia de 6 a 8 copos de √°gua por dia, sendo esta quantidade ingerida nos intervalos das refei√ß√Ķes, pois junto delas atrapalham o processo digestivo, o qual se torna mais lento.

Fibras
As fibras alimentares s√£o subst√Ęncias presentes nas plantas, que n√£o fornecem energia e resistem √† digest√£o pelas enzimas do tubo digestivo. A maioria das fibras prov√©m das frutas, vegetais, feij√Ķes, ervilhas e outras leguminosas, cereais, gr√£os e sementes.
Entre os principais efeitos das fibras na dieta est√£o: preven√ß√£o da pris√£o de ventre, sensa√ß√£o de saciedade, pelo atraso do esvaziamento g√°strico, tornando mais lenta a digest√£o e absor√ß√£o de nutrientes, aumento do bolo fecal, regulariza√ß√£o do tr√Ęnsito intestinal.
Ainda auxilia na redu√ß√£o dos n√≠veis elevados de colesterol no sangue, diminui a probabilidade de doen√ßa cardiovascular, c√Ęncer de c√≥lon, diabetes e outros dist√ļrbios gastrointestinais e ajuda a controlar o peso.
Entretanto, quando em excesso, pode causar distensão abdominal e pode levar a deficiência de minerais. Alguns alimentos ricos em fibras, ainda podem causar flatulência. Por isso, há necessidade de uma dieta equilibrada, pois esta fornecerá a quantidade necessária de fibras, sem excesso.

Atividade Física
A pr√°tica regular de exerc√≠cios f√≠sicos acompanha-se de benef√≠cios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da for√ßa e do t√īnus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articula√ß√Ķes. Com rela√ß√£o √† sa√ļde f√≠sica, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redu√ß√£o da press√£o arterial em repouso, melhora do diabetes, diminui√ß√£o do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benef√≠cios auxiliam na preven√ß√£o e no controle de doen√ßas, sendo importantes para a redu√ß√£o da mortalidade associada a elas.

Tabela de Alimentos de √Čpoca